INNOVATION AND EXCELLENCE SINCE 1992
Início
  >  
Categorias
  >  
Probióticos e prebióticos
  >  
Lactobacillus reuteri
Lactobacillus reuteri
Lactobacillus reuteri
Um probiótico de nova geração ao serviço da saúde cardiovascular

Quantidade : 60 DRCaps™ 24.00 €
(28.27 US$)
juntar ao cesto

+

Partilhe o seu testemunho
O tracto gastrointestinal de um ser humano contém cerca de cem triliões de bactérias que desempenham um papel chave entre o genoma e o ambiente. Este microbiota, que pode pesar até dois quilos, não pára de comprovar o seu papel preponderante na conservação da saúde global… Muito para além do que poderíamos imaginar.

As bactérias probióticas são microrganismos vivos que evoluem no interior do ser humano. De entre as mil espécies diferentes referenciadas, encontramos as bactérias lácticas, que se dividem nas seguintes sub-classes: bifidobactérias, lactococos, estreptococos e lactobacilos.

De entre os inúmeros lactobacilos já identificados e utilizados, o Lactobacillus reuteri oferece ao organismo um verdadeiro apoio ao nível cardiovascular. Na verdade, os investigadores começam a descobrir a importância destes probióticos na saúde geral, que vão para além dos benefícios nos sistemas digestivo e imunitário. Estudos realizados com modelos animais, e agora ensaios clínicos, provaram que a toma destes probióticos ditos “específicos da condição” permite agir de forma eficaz e rápida em determinadas patologias metabólicas, sem efeitos secundários.

L. reuteri apoia a saúde cardiovascular

Diferentes estudos realizados com animais salientaram a capacidade de esta estirpe de probióticos diminuir em 38% o índice de colesterol total e em 40% o de triglicéridos, sem afectar o índice de colesterol HDL. Além disso, mesmo com uma dieta rica em gorduras, em colesterol e pobre em fibras, a toma de L. reuteri permitiu impedir a subida destes índices.

Nos ratinhos com uma dieta alimentar de tipo ocidental, os que tomaram suplemento de L. reuteri ganharam significativamente menos peso e acumularam menos gordura total e hepática do que os do grupo que tomou o placebo.

No ser humano, em ensaios clínicos realizados em dupla ocultação e controlados por placebo, os investigadores constataram que a toma de L. reuteri por indivíduos hipercolesterolémicos levava a uma redução significativa:
    • do colesterol total (-9%) e do colesterol LDL (-12%);
    • da apo-B-100 (-8%), um marcador do tamanho das lipoproteínas LDL e precioso indicador do risco cardiovascular;
    • da CRP (proteína C-reactiva, um marcador da inflamação) de cerca de 62% ;
    • do nível de fibrinogénio, um elemento essencial da coagulação envolvido na formação de coágulos sanguíneos, de 14%;
    • mantendo os índices de colesterol HDL e de vitamina D, de importância capital para o sistema cardio-vascular.
Estes resultados muito convincentes foram obtidos em apenas 6 a 9 semanas de tratamento, com toda a segurança de uso e sem os efeitos secundários das estatinas.

Um outro estudo evidenciou também a capacidade do Lactobacillus reuteri de aumentar em mais de 26% os níveis séricos de 25-hidroxivitamina D. Trata-se do primeiro ensaio clínico a estabelecer a ligação entre a toma de um suplemento oral de uma estirpe de probiótico e um aumento da vitamina D circulante, essencial para o sistema cardiovascular, a saúde óssea e a protecção celular.

Quais são os dois mecanismos de acção?

O L. reuteri produz uma enzima, a BSH (hidrolase dos sais biliares). Esta última reduz a absorção intestinal do colesterol alimentar, que será assim eliminado pelas fezes. Com efeito, para ser absorvido, o colesterol – à semelhança de todas as gorduras – precisa de ácidos biliares conjugados. A toma de L. reuteri aumenta portanto a excreção do colesterol pelas fezes, rompendo as ligações químicas dos ácidos biliares conjugados.

Um segundo mecanismo, objecto de novos estudos, poderia igualmente contribuir para reduzir o colesterol e o risco cardiovascular. Além de serem reservatórios para o excesso de colesterol, os ácidos biliares são também potentes moléculas de sinalização, que regulam o metabolismo do colesterol por intermédio da acção do receptor do farnesóide X (FXR). Quando os ácidos biliares conjugados se partem – na presença do L. reuteri – a sinalização é modulada, o que acelera a decomposição e depois a excreção do colesterol e, além disso, limita a reabsorção do colesterol ao nível intestinal.

Pela acção global que exerce na saúde cardiovascular, a toma de um suplemento de L. reuteri revela-se perfeitamente complementar à de outros suplementos protectores do sistema cardiovascular como os fitoesteróis, os óleos de peixe, a soja ou ainda as fibras solúveis. Por outro lado, em termos de actividade, 100 mg de Lactobacillus reuteri (1 cápsula) serão suficientes para obter a mesma eficácia proporcionada por 2 g de fitoesteróis ou 4 g de óleo de peixe, ou ainda 10 g de fibras ou 50 g de soja diários.

O Lactobacillus reuteri marca portanto o início de uma nova era de probióticos cuja acção não se limita ao tracto intestinal, mas contribui para erradicar importantes desreguladores fisiológicos – e isso de uma forma natural, totalmente segura e económica.

Cada cápsula fornece 2,5 mil milhões de microrganismos encapsulados usando uma nova tecnologia, as DR Caps™, cápsulas de libertação retardada. Consegue-se desta forma a aporte de L. reuteri ideal, dado que a absorção é feita ao nível do intestino delgado, onde o probiótico passa directamente para a circulação sanguínea, sem o mínimo contacto com os ácidos gástricos destruidores. As DR Caps™ são certificadas como sendo 100% vegetarianas e não contêm revestimentos sintéticos.
Dose diária: 2 cápsulas
Número de doses por caixa: 30
Quantidade por dose
Lactobacillus reuteri
(5 mil milhões de microrganismos)
200 mg
Outros ingredientes: Estearato de magnésio, maltodextrina, celulose microcristalina.

Cada cápsula contém 100 mg de Lactobacillus reuteri (2,5 mil milhões de microrganismos). Ingredientes


Adultos. Tomar 2 cápsulas por dia. Cada cápsula contém 100 mg de Lactobacillus reuteri (2,5 mil milhões de microrganismos).
Manter refrigerado.

Precauções: Não exceda a dose diária recomendada. Este produto é um suplemento nutricional que não devem substituir uma dieta variada e equilibrada. Manter fora do alcance das crianças. Armazenar longe de luz, calor e umidade. Como com qualquer suplemento nutricional, consulte um profissional de saúde antes de usar se estiver grávida, amamentando ou se você tiver um problema de saúde.

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
Continuar as minhas compras