INNOVATION AND EXCELLENCE SINCE 1992
Início
  >  
Categorias
  >  
Minerais
  >  
Potassium Bicarbonate 1350 mg
Potassium Bicarbonate 1350 mg
Potassium Bicarbonate 1350 mg
Para o equilíbrio ácido-base e a prevenção cardiovascular.

Quantidade : 120 Cáps. veg. 27.00 €
(31.35 US$)
juntar ao cesto

+Certificado de Análise

Partilhe o seu testemunho
Há várias dezenas de anos que os investigadores trabalham numa pista que poderia explicar a progressão de determinadas doenças “modernas” ligadas à alimentação: o equilíbrio ácido-base. Para funcionar correctamente, o organismo deve situar-se numa zona de pH equilibrado, nem demasiado elevado nem demasiado baixo – ou seja, nem demasiado ácido nem demasiado alcalino – para conservar um pH arterial ligeiramente alcalino, compreendido entre 7,35 e 7,45.

Este equilíbrio ácido-base depende em grande parte da alimentação e dos elementos “acidificantes” ou “alcalinizantes” nela contidos:
• alimentos acidificantes como os cereais, as proteínas (sobretudo animais) fornecem aminoácidos que contêm enxofre e/ou fósforo, o sal fornece, por seu lado, iões de cloreto. Estes três minerais contribuem para a carga ácida líquida do organismo;
• alimentos alcalinizantes, como as frutas, os legumes, as raízes e tubérculos, fornecem sais de potássio alcalinos.

Os nossos antepassados pré-históricos, até ao final do Paleolítico, faziam uma alimentação muito alcalina, com imensos sais de potássio (duas a três vezes mais que actualmente) que neutralizavam facilmente os ácidos derivados do metabolismo alimentar. Hoje em dia o organismo está literalmente imerso numa acidose crónica provocada pelo excesso de carnes, queijos e cereais ornamentados com uma boa dose de sal.

Suspeita-se que esta acidose propicie:
• a fusão muscular;
• os problemas cardiovasculares (hipertensão arterial, acidentes vasculares cerebrais, enfarte);
• os cálculos renais (cristalização do ácido úrico) e, sobretudo;
• a osteoporose e os problemas articulares dado que, se a alimentação for demasiado acidificante, o organismo extrai do tecido ósseo o bicarbonato de cálcio de que precisa para neutralizar esta carga ácida; a densidade óssea diminui e os ossos ficam mais frágeis…

Mesmo que o organismo produza fracas quantidades de bicarbonatos, esta produção é contudo demasiado fraca e não consegue reprimir nem neutralizar esta acidose; um aporte em forma de bicarbonato de potássio revela-se indispensável.
O catião potássio (K+) está presente em todas as células. A sua abundância intracelular é necessária para regular o volume celular e o transporte de diversas moléculas orgânicas. Intervém na regulação cardíaca, na excitabilidade neuromuscular, no equilíbrio hídrico e ácido-base.

Essencial para o equilíbrio ósseo

O bicarbonato de potássio ou hidrogenocarbonato de potássio (KHCO3) desempenha assim um papel essencial na regulação do equilíbrio ácido-base. A sua toma permite aumentar o pH sanguíneo num lapso de tempo bastante curto (duas a três semanas apenas) e permite assim evitar a perda de massa seca ao nível dos ossos e dos músculos.
A toma de um suplemento revela-se portanto necessária quando a alimentação é demasiado rica em proteínas de origem animal (carnes, peixes, ovos, produtos lácteos) e muito simplesmente com o envelhecimento, quando o funcionamento dos rins se altera progressivamente – impedindo em simultâneo a formação de cálculos renais e a cristalização do ácido úrico nas urinas.
Os desportistas poderão igualmente tirar partido destes suplementos dado que consomem maiores quantidades de proteínas e produzem mais ácido láctico.
Um estudo realizado com dezoito mulheres menopáusicas durante três semanas mostra os efeitos benéficos da toma de um suplemento em bicarbonato de potássio no metabolismo ósseo, reduzindo a reabsorção e aumentando a formação óssea, diminuindo a excreção urinária de cálcio.

Primordial para a saúde cardiovascular

Um outro papel crucial do potássio reside no impacto que tem no sistema cardiovascular, cujos benefícios ao nível do funcionamento da bomba cardíaca e da redução da tensão arterial são reconhecidos pela FDA (Food and Drug Administration).
O estudo Intersalt, por seu lado, realizado em 52 populações repartidas por 32 países e que reuniu mais de 10 000 pessoas, mostra bem o efeito protector de um aporte elevado em potássio para combater a hipertensão. Aparentemente, um aumento do aporte diário de potássio de 1,17 a 1,35 g estaria associado a uma redução da tensão arterial sistólica de 2-3 mm de mercúrio.
A célebre dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension), que se caracteriza por um consumo acrescido de frutas e legumes – elevando o aporte diário em potássio, principalmente na forma de bicarbonato, entre 1,44 a 2,77 g – permite também baixar a tensão arterial sistólica e diastólica em 5,5 e 3 mm de mercúrio ao fim de oito semanas.

Reduz o risco de AVC

Um estudo americano, realizado com 45 000 profissionais de saúde seguidos durante oito anos, demonstrou que o risco de acidente vascular cerebral está correlacionado com o aporte diário em potássio e que este risco diminui 38% quando o aporte em potássio aumenta entre 2,39 a 4,29 g.

A dose média diária recomendada é de cerca de 2 g por dia, repartida pelas duas refeições principais, para limitar:
• a osteoporose e os problemas articulares;
• os problemas cardiovasculares (hipertensão arterial, acidentes vasculares cerebrais, enfarte);
• a fusão muscular associada à idade;
• as litíases renais (de tipo úrico).
Dose diária: 4 cápsulas
Nombre de doses par boîte : 30
Quantidade por dose
Potássio (de 5400 mg de bicarbonato de potássio) 2100 mg
Outros ingredientes: celulose microcristalina, estearato de magnésio.


Adultos. Tomar 2 cápsulas duas vezes por dia. Cada cápsula contém 1350 mg de bicarbonato de potássio.
Precauções de utilização
Aconselhe-se com o seu terapeuta caso tome diuréticos à base de potássio, tenha cálculos renais ou faça tratamentos hipotensores.

Precauções: Não exceda a dose diária recomendada. Este produto é um suplemento nutricional que não devem substituir uma dieta variada e equilibrada. Manter fora do alcance das crianças. Armazenar longe de luz, calor e umidade. Como com qualquer suplemento nutricional, consulte um profissional de saúde antes de usar se estiver grávida, amamentando ou se você tiver um problema de saúde.

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
Continuar as minhas compras
keyboard_arrow_up