INNOVATION AND EXCELLENCE SINCE 1992
Início
  >  
Categorias
  >  
Produtos Específicos
  >  
Robuvit®
Robuvit®
Robuvit®
Um extracto específico de carvalho francês contra a síndrome da fadiga crónica

Quantidade : 60 Cáps. veg. 39.00 €
(45.66 US$)
juntar ao cesto

+Certificado de Análise

Partilhe o seu testemunho
O carvalho foi, desde sempre, a mais venerada das árvores. O Robuvit®, extraído da madeira de carvalho francês (Quercus robur) por extracção com água, inclui inúmeros compostos flavonóicos: ácido gálico, ácido elágico, castalagina, vescalagina e, sobretudo, roburinas (A, B, C, D, E) responsáveis pelas suas propriedades, encontradas unicamente na madeira de carvalho francês, cuja lista das virtudes não cessa de aumentar.

Reduz consideravelmente a fadiga e melhora o humor


A fadiga crónica, com os seus aspectos múltiplos, pode afectar qualquer pessoa, independentemente da idade, sexo, estado socioeconómico e do período da vida em que se encontra. Pode ir do sono não reparador à falta de energia, ao esgotamento, à fadiga muscular, bem como a outros sintomas variados para os quais não existem, até hoje, normas de tratamento estabelecidas.

Para remediar estes estados, para além das vitaminas e complexos de minerais, nomeadamente magnésio e determinados aminoácidos, recorre-se frequentemente a substâncias medicamentosas com efeitos secundários (excitação secundária transitória artificial) que não proporcionam uma verdadeira resolução do problema.

Os dados registados por 89 médicos de medicina geral sobre 1428 consultas mostraram que a prevalência da fadiga era de 25%. A fadiga é um sintoma importante visto estar associado a problemas físicos, psicológicos e sociais. A prevalência da síndrome de fadiga crónica (SFC) é de 3,28%. A incidência é mais elevada entre os 40 e os 59 anos e afecta quatro vezes mais as mulheres do que os homens.

Os sintomas da síndrome de fadiga crónica incluem:
    • a perda de memória e/ou de concentração;
    • dores de garganta;
    • gânglios linfáticos ao nível do pescoço e das axilas;
    • dores musculares inexplicáveis;
    • dores que passam de uma articulação para outra, sem inchaço nem vermelhidão;
    • dores de cabeça;
    • um sono não reparador;
    • um esgotamento extremo durante mais de 24 horas após a prática de uma actividade física ou mental.
Mas existem também sintomas secundários: uma hipersensibilidade aos barulhos, dores abdominais, sintomas gastrointestinais, alterações no peso, vertigens, mudanças bruscas de humor…
Robuvit®, um extracto de madeira de carvalho normalizado em roburinas, constitui A nova esperança para os milhões de pessoas que sofrem de síndrome de fadiga crónica. Os mecanismos de acção possíveis das roburinas incluem alterações no funcionamento dos ribossomas, as pequenas entidades moleculares existentes no interior das células – capazes de criar novas proteínas no corpo.
Observaram-se alterações no funcionamento destes ribossomas nos indivíduos infectados com o vírus de Epstein-Barr, que está fortemente associado à síndrome de fadiga crónica.
Apoiar a biogénese dos ribossomas e reforçar o seu funcionamento revela-se portanto uma abordagem totalmente nova na gestão da SFC.
Além disso, mesmo para os que não são afectados por esta síndrome, Robuvit® é considerada como um novo complemento capaz de manter a síntese das proteínas celulares.

Resultados dos ensaios clínicos

Realizou-se um ensaio clínico envolvendo 80 pessoas com SFC. 38 sujeitos tomaram Robuvit® durante 6 meses e 42 outros serviram de controlo. Os participantes foram avaliados por meio de um questionário desenvolvido pela universidade de Washington MAF (avaliação multidimensional da fadiga), tendo os resultados demonstrado claramente uma melhoria da fadiga e do stress oxidativo.

Antes deste estudo, um ensaio clínico humano, publicado na revista Panminerva Medica, em Março de 2014, havia repertoriado todas as propriedades do Robuvit®.
Este estudo envolveu 91 indivíduos e teve a duração de 6 meses. 48 sujeitos tomaram um suplemento de Robuvit®, à razão de 200 mg por dia, e 43 outros serviram de grupo de controlo.
Os questionários específicos do SFC e da escala das alterações de humor (BMIS) foram utilizados para avaliar as variações de humor dos pacientes com esta síndrome. No início do estudo, os pacientes deviam apresentar, no mínimo, 5 sintomas de SFC. Os investigadores avaliaram também o stress oxidativo em todos eles; 61 sujeitos em 91 apresentavam um valor acrescido de stress oxidativo. Esta avaliação foi repetida aos 3 e aos 6 meses.
Segundo os resultados deste estudo, a toma de Robuvit® permitiu uma redução dos sintomas principais da síndrome de fadiga crónica:
    • 18% da fraqueza e do esgotamento;
    • 44% das perturbações do sono;
    • 29% das perdas de memória a curto prazo;
    • 62% das dores musculares;
    • 51% das dores articulares;
    • 33% das cefaleias e dos estados nevrálgicos;
    • 47% dos gânglios linfáticos do pescoço e das axilas.
Observaram-se também reduções notáveis ao nível dos sintomas secundários, em particular ao nível da hipersensibilidade (aos barulhos, à alimentação, aos medicamentos), das vertigens, da depressão associada, das alterações do peso, das mudanças de humor e também das alergias.

Limita os fenómenos alérgicos cutâneos

Na verdade, as alergias e as hipersensibilidades como sintomas da SFC foram estudadas aquando de um novo estudo em humanos. Envolvendo 14 participantes voluntários e 16 mulheres no grupo de teste, este estudo permitiu avaliar o efeito da toma de um suplemento de Robuvit® nas reacções cutâneas induzidas pela histamina (eritema e tumefacção).

No protocolo, os sujeitos receberam uma dose de 300 mg de Robuvit durante 3 dias e uma injecção intradérmica de histamina. Ao fim de 3 dias observou-se uma redução significativa da tumefacção e do eritema (vermelhidão) em resposta à injecção de histamina, traduzindo uma actividade anti-histamínica do Robuvit® e um papel protector contra os edemas.

Potencia a capacidade antioxidante do sangue

Robuvit® possui igualmente funções antioxidantes de relevo que o tornam capaz de agir ao nível celular profundo, o que o distingue dos outros produtos de teor puramente sintomático. As suas propriedades antioxidantes foram evidenciadas num estudo piloto, realizado com voluntários, por avaliação dos marcadores de stress oxidativo, da actividade das enzimas antioxidantes (SOD, catalase, glutationa peroxidase) e da capacidade antioxidante total do plasma.

Uma toma diária de 300 mg durante um mês reduz de forma significativa o nível de AOPP (Advanced Oxidation Protein Products) e de peróxidos lipídicos séricos (LP) e aumenta de forma notável as actividades da SOD e da catalase, bem como a capacidade antioxidante total do plasma.

Sustenta os parâmetros do fígado

Aquando de um estudo controlado por placebo que envolveu 61 pacientes (32 tomaram Robuvit® e 29 serviram de grupo de controlo), com duração de 12 semanas, a toma de Robuvit®, à razão de 200 mg por dia (ou 300 mg no caso dos indivíduos com peso superior a 80 quilos) normalizou significativamente os níveis de ASAT, ALAT, fosfatase alcalina e gama GT, e reduziu o stress oxidativo plasmático.

Melhorava a função linfática

De acordo com um pequeno estudo piloto que acaba de ser publicado, a toma de Robuvit® poderia reduzir os linfoedemas ao nível das pernas e melhorar a microcirculação bem como a oxigenação dos tecidos, à razão de 300 a 600 mg por dia durante 8 semanas.
A toma de Robuvit® permite:
    • diminuir a fadiga geral a nível celular;
    • manter um funcionamento harmonioso do metabolismo energético;
    • assegurar uma produção acrescida de ribossomas que conduzem à formação de proteínas estruturais;
    • potenciar a capacidade antioxidante do sangue;
    • diminuir a glicémia em jejum de 97,6 mg/dL para 87,5 mg/dL em 4 semanas;
    • reduzir os níveis de homocisteína no sangue (um marcador do risco cardiovascular) após um tratamento de apenas 4 semanas, de 10,4 µmol/litro para 8,7 µmol/litro;
    • reduzir e tornar mais suportáveis os sintomas associados aos estados de fadiga;
    • contribuir para uma melhor qualidade de vida, pois os estados de fadiga estão muitas vezes associados ao envelhecimento, inclusive o prematuro.
Outros estudos promissores, ainda não publicados, evidenciaram também as suas propriedades reguladoras sobre:
    • a circulação ao nível dos pés de diabéticos com micrangiopatias;
    • a qualidade do esperma, à razão de 300 mg por dia, durante 4 semanas, diminuindo os radicais livres, aumentando o volume seminal e o número de espermatozóides;
    • o apoio dos desportistas de resistência, à razão de 300 mg por dia durante duas semanas de treino, para baixar de forma notável os tempos realizados na maratona e no triatlo, diminuindo os níveis de radicais livres no plasma uma hora após o esforço físico e protegendo as células sanguíneas da hemólise.
A toma de suplemento de Robuvit® é totalmente segura, segundo os estudos de toxicidade orais e compatível com qualquer outro suplemento nutricional. Não se observaram quaisquer efeitos secundários no decorrer dos ensaios clínicos.
A posologia média é de uma cápsula vegetal, com uma dose de 100 mg de Robuvit®, uma a duas vezes por dia. Nos estados de fadiga crónica antigos, muito frequentemente associados ao stress oxidativo, é necessário realizar um tratamento de três a seis meses
Dose diária: 2 cápsulas
Número de doses por caixa: 30
Quantidade por dose
Robuvit® (Extracto de Quercus robur normalizado a 20% de Roburinas) 200 mg
Outros ingredientes: Estearato de magnésio, maltodextrina, dióxido de silício, celulose microcristalina.


adultos. Tomar 2 cápsulas por dia.
Cada cápsula contém 100 mg de Robuvit®.

Precauções: Não exceda a dose diária recomendada. Este produto é um suplemento nutricional que não devem substituir uma dieta variada e equilibrada. Manter fora do alcance das crianças. Armazenar longe de luz, calor e umidade. Como com qualquer suplemento nutricional, consulte um profissional de saúde antes de usar se estiver grávida, amamentando ou se você tiver um problema de saúde.

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
Continuar as minhas compras
keyboard_arrow_up