0
pt
US
COVID-19: as entregas ainda estão garantidas. No entanto, os prazos de entrega poderão ser prolongados. Contacto
X
× SuperSmart Comprar por problema de saude Comprar por ingrediente Best-sellers Novidades Promoção A minha conta Smart Prescription Blog Programa de fidelização Idioma: Português
Início Comprar por problema de saude Reforço geral do organismo Organic Chaga Extract
Novo
Organic Chaga Extract
Organic Chaga Extract Organic Chaga Extract
Organic Chaga Extract
Reforço geral do organismo
52.00 €(56.60 US$)
Novo
em stock
Descrição
O fortificante secreto dos povos siberianos
  • Extrato do cogumelo Chaga (Inonotus obliquus) de rótulo “Biológico”.
  • Esporocarpos selvagens colhidos à mão nas bétulas da floresta siberiana.
  • O teor mais elevado em antioxidantes de todo o reino dos cogumelos.
  • Normalizado a 10% de polissacáridos, dos quais 8% de beta-glucanos (extração por água).
  • Contribui para otimizar o sistema imunitário, lutar contra a inflamação e normalizar a glicémia.
  • Solução natural ideal para o inverno.
-
+
Cáps. veg.
juntar ao cesto
Lista de desejos
Organic Chaga Extract

Extrato de Chaga | O fortificante secreto dos povos siberianos

Organic Chaga Extract é um complemento alimentar fortificante extraído do Chaga. Trata-se de um cogumelo que só cresce na bétula, a árvore emblemática da taiga siberiana e que está inscrito nas farmacopeias tradicionais dos povos siberianos há vários milénios. Consumidos principalmente pelas suas propriedades regeneradoras, revigorantes e antioxidantes, é muito popular para afastar as infeções do inverno e dinamizar o sistema imunitário.

O que é o chaga?

O chaga é um cogumelo associado à bétula, que prolifera no coração das regiões mais frias e mais hostis do planeta. Encontramo-lo principalmente nas vastas regiões selvagens da Sibéria, onde serpenteiam rios impetuosas glaciais. Foi nesta imensidão hostil que os Nenets, os Evenks e os Mansis – povos siberianos nómadas – sacralizaram o chaga desde tempos imemoriais. Durante milénios, apenas contaram com a caça (rena selvagem, cervo, perdiz das neves…), a pesca (os salmonídeos, a lota e o gayling) e a colheita para se alimentarem e elaborar remédios naturais xamanísticos potentes. O chaga foi durante muito tempo um dos segredos mais bem guardados: os nómadas extraíam dele uma infusão tonificante para enfrentar a fadiga, o frio, a fome e qualquer doença ou ferida que surgisse nestas condições hostis e rigorosas. Este saber só foi tornado público a partir de 1980; os colonos europeus interessavam-se mais pelas terras dos povos autóctones do que pelas suas farmacopeias ou pelas suas lendas…

Atualmente, no entanto, os trabalhos científicos realizados sobre o chaga validaram a pertinência destas práticas ancestrais e confirmaram que se trata, de facto, de um composto natural excecional, capaz de influenciar o sistema imunitário por várias formas de ação. A sua popularidade no mundo ocidental evoluiu de forma espetacular desde que uma equipa de investigadores descobriu, em 2011, que o chaga tem também interesse para abrandar a evolução de certos tumores.

Quais são os benefícios proporcionados pelo chaga?

Organic Chaga Extract é um extrato natural que visa antes de tudo reforçar a imunidade. A imunidade é a capacidade do organismo se defender contra agentes ameaçadores: os micróbios (vírus, bactérias, fungos patogénicos, parasitas) e as células anárquicas que se tornaram cancerosas.

É uma solução medicinal natural empregada comummente na China, na Rússia, na Coreia e nos países Bálticos (1). Contribui, nomeadamente, para:

  • Estimular o sistema imunitário, em particular quando o organismo é submetido a um golpe rude (inverno, infeções, feridas, falta de horas de sono …). Os polissacáridos do chaga desencadeiam, nomeadamente, a secreção – por certas células imunitárias – de interferão e de interleucinas (2), dois mensageiros indispensáveis à qualidade e à reatividade da resposta imunitária (3).
  • Reforçar o sistema antioxidante natural. Alguns compostos do chaga aumentam a expressão dos genes responsáveis pela produção da superóxido dismutase (SOD) e do glutatião reduzido (GSH), dois antioxidantes endógenos (4).
  • Reduzir a fadiga física e moral. Este efeito tónico deriva do aumento do teor em glicogénio no fígado e nos músculos e do restabelecimento dos antioxidantes endógenos no organismo.
  • Aliviar as dores e baixar os níveis de inflamação. Os mecanismos anti-inflamatórios do chaga assentam essencialmente na inibição das citocinas pró-inflamatórias como a IL-6 e a IL-8 e na da expressão da ciclo-oxigenase-2 (COX-2) e da óxido nítrico sintase (iNOS) (5-6).
  • Abrandar a evolução e a multiplicação de determinadas células anómalas. Alguns dos compostos ativos do chaga têm tendência para interromper o ciclo celular das células que estão prestes a multiplicar-se de forma incontrolável e anárquica (7).
  • Reduzir a glicémia. O chaga melhora a regeneração das células β-pancreáticas responsáveis pela produção de insulina e contribui em simultâneo para baixar o nível de açúcar no sangue e os níveis de stress oxidativo.

O autor de renome internacional David Wolfe dedicou um livro aos poderes curativos deste cogumelo fora do comum. Conta uma lenda muito bonita sobre ele: segundo nómadas siberianos, o chaga escolhe sempre “fazer o seu ninho” num local muito frágil da bétula, para a proteger. Ao consumi-lo, o ser humano beneficiaria, por sua vez, das suas qualidades protetoras…

De que é composto o chaga?

Análises químicas realizadas recentemente revelam a presença de mais de 200 tipos de substâncias ativas no chaga (8). Entre estas, os polissacáridos beta-glucanos são os mais interessantes; estão na origem da maioria dos efeitos hipoglicemiantes, antioxidantes e anti-inflamatórios (9-10) do cogumelo, bem como dos efeitos positivos no sistema imunitário.

O nosso complemento Organic Chaga Extract é muito rico nestes polissacáridos pois a extração dos esporocarpos de chaga foi feita com água. Este modo de extração permitiu igualmente conservar os compostos seguintes:

  • a melanina, que é um antioxidante notável e que apresenta também propriedades hipoglicémicas (11);
  • a hispidina, que tem interesse contra as células anómalas;
  • o ácido betulínico, um outro composto antiproliferante. É o “pó branco” que vemos tipicamente na casca das bétulas e que o cogumelo tem tendência para acumular.

Quais são as medidas a associar à toma de um suplemento de chaga?

Para usufruir dos efeitos tónicos do chaga, os nómadas siberianos retiravam uma parte do cogumelo da bétula e faziam uma infusão com água quente. A SuperSmart propõe-lhe substituir este ritual pela toma de uma cápsula de Organic Chaga Extract, normalizada em polissacáridos, para maximizar os seus efeitos.

Paralelamente, recomendamos que siga estes três conselhos durante todo o período de toma do suplemento:

  1. Aumente o seu nível de atividade física (mesmo que seja ligeiramente) e pratique-a com regularidade (12-13).
  2. Assegure-se de que dorme horas suficientes (geralmente pele menos 7 horas por noite).
  3. Tome um complemento alimentar multivitaminado de qualidade, como o Daily 3 para evitar carências comuns em micronutrientes. Uma deficiência num qualquer destes micronutrientes é nociva para a qualidade da resposta imunitária; zinco, selénio, ferro, cobre, cálcio, ácido fólico, vitamina A, vitamina B6, vitamina C e vitamina E.

Se é verdadeiramente frágil no plano imunitário, pode também associar o chaga a um extrato de própolis verde.

Atenção: a utilização do chaga é contra-indicada nos indivíduos que sofrem de diabetes de tipo 1, nas pessoas vítimas de problemas de coagulação e que tenham sido sujeitos a um transplante.

Composição
Dose diária: 3 cápsulas
Número de doses por caixa: 30
Quantidade por dose
Extrato 8:1 de Chaga (Inonotus obliquus) selvagem e colhido à mão 1500 mg
Outros ingredientes: goma de acácia, farinha de arroz branco.
Conselhos de utilização
Adultos. Tomar 3 cápsulas por dia. Cada cápsula contém 500 mg de extrato 8:1 de Chaga (Inonotus obliquus)
Ainda não há opiniões para este produto
0
Referências
  1. Lemieszek, M.K., Langner, E., Kaczor, J., Kandefer-Szerszen, M., Sanecka, B., Mazurkiewicz, W., Rzesky, W., 2011. Anticancer effects of fraction isolated from fruiting bodies of Chaga medicinal mushroom, Inonotus obliquus (Pers.:Fr.) Pilát (Aphyllophoromycetideae): in vitro studies. International Journal of Medicinal Mushrooms 13 (2), 131–143.
  2. Won, D. P., Lee, J. S., Kwon, D. S., Lee, K. E., Shin, W. C., & Hong, E. K. (2011). Immunostimulating activity by polysaccharides isolated from fruiting body of Inonotus obliquus. Molecules and Cells, 31, 165–173. https://doi.org/10.1007/s10059‐011‐0022‐x
  3. Ko SK, Jin M, Pyo MY. Inonotus obliquus extracts suppress antigen-specific IgE production through the modulation of Th1/Th2 cytokines in ovalbumin-sensitized mice. J Ethnopharmacol. Oct 11 2011;137(3):1077-1082.
  4. Giridharan VV, Thandavarayan RA, Konishi T. Amelioration of scopolamine induced cognitive dysfunction and oxidative stress by Inonotus obliquus - a medicinal mushroom. Food Funct. Jun 2011;2(6):320-327.
  5. Mishra SK, Kang JH, Kim DK, et al. Orally administered aqueous extract of Inonotus obliquusameliorates acute inflammation in dextran sulfate sodium (DSS)-induced colitis in mice. J Ethnopharmacol. Sep 28 2012;143(2):524-532.
  6. Park YM, Won JH, Kim YH, et al. In vivo and in vitro anti-inflammatory and anti-nociceptive effects of the methanol extract of Inonotus obliquus. J Ethnopharmacol. Oct 3 2005;101(1-3):120-128.
  7. Ning X, Luo Q, Li C, et al. Inhibitory effects of a polysaccharide extract from the Chaga medicinal mushroom, Inonotus obliquus (higher Basidiomycetes), on the proliferation of human neurogliocytoma cells. Int J Med Mushrooms. 2014;16(1):29-36.
  8. Liu, C., Zhao, C., Pan, H. H., Kang, J., Yu, X. T., Wang, H. Q., … Chen, R. Y. (2014). Chemical constituents from Inonotus obliquus and their biological activities. Journal of Natural Products, 77, 35–41. https://doi.org/ 10.1021/np400552w
  9. Choi, S. Y., Hur, S. J., An, C. H., Jeon, Y. H., Jeoung, Y. J., Bak, J. P., & Lim, B. O. (2010). Anti‐inflammatory effects of Inonotus obliquus in colitis induced by dextran sodium sulfate. Journal of Biomedicine & Biotechnology, 2010, 943516–943515. https://doi.org/10.1155/2010/943516
  10. Ma, L., Chen, H., Zhang, Y., Zhang, N., & Fu, L. (2012). Chemical modification and antioxidant activities of polysaccharide from mushroom Inonotus obliquus. Carbohydrate Polymers, 89, 371–378. https://doi. org/10.1016/j.carbpol.2012.03.016
  11. Lee, J. H., & Hyun, C. K. (2014). Insulin‐sensitizing and beneficial lipid‐ metabolic effects of the water‐soluble melanin complex extracted from Inonotus obliquus. Phytotherapy Research, 28, 1320–1328. https://doi. org/10.1002/ptr.5131
  12. Drela N, Kozdron E, Szczypiorski P. Moderate exercise may attenuate some aspects of immunosenescence. BMC Geriatr. 2004 Sep 29;4(1):8.
  13. Akimoto T, Kumai Y, et al. Effects of 12 months of exercise training on salivary secretory IgA levels in elderly subjects. Br J Sports Med. 2003 Feb;37(1):76-9.

Pacotes sinergia

Green Propolis 400 mg
Green Propolis 400 mg
Um antibiótico natural com uma incrível riqueza biológica
47.00 €(51.16 US$)
Pack "Reforço geral do organismo"
99.00 €(107.76 US$)
Novo
Daily 3®
Daily 3®
A fórmula multivitamínica mais completa que podemos tomar numa única cápsula
49.00 €(53.34 US$)
Pack "Reforço geral do organismo"
101.00 €(109.94 US$)
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter
e ganhe um desconto permanente de 5%
A nossa seleção de artigos
Quais são as diferenças entre a vitamina D2 e a vitamina D3?

Questiona-se sobre qual a melhor das formas – vitamina D2 ou vitamina D3? Sobre aquilo que as diferencia? A Supersmart responde-lhe.

Qual é a melhor forma de tomar vitamina B12?

Como se faz a absorção da vitamina B12 no organismo? Que complemento escolher? Há uma altura mais propícia do dia para a tomar? A Supersmart responde-lhe.

Em que altura do dia devo tomar os meus complementos multivitaminas?

Toma um complemento alimentar como Daily 3 e gostaria de saber qual a altura ideal para maximizar a absorção de todos os nutrientes nele contidos? A Supersmart responde-lhe.

Organic Chaga Extract
-
+
52.00 €
(56.60 US$)
juntar ao cesto
© 1997-2020 Supersmart.com® - Reservados todos os direitos de reprodução
© 1997-2020 Supersmart.com®
Reservados todos os direitos de reprodução
Nortonx
secure
Engano:
ok