SuperSmartSuper-nutrition Nutranews
X
× Comprar por problema de saude Comprar por ingrediente As melhores vendas Novidades SALDOS A minha conta Smart Prescription Blog Programa de fidelização Idioma: Português
Início BlogOs meus conselhosComo proteger-se da poluição atmosférica?
Os meus conselhos

Como proteger-se da poluição atmosférica?

2018-10-15

Quais são os perigos da poluição atmosférica?

Particularmente frequente no inverno, a poluição de partículas finas constitui uma causa não negligenciável de transtornos e complicações. Para além dos sinais clássicos como os olhos que ardem e a garganta que arranha, hoje é sobejamente reconhecido que a exposição aos poluentes atmosféricos afeta o bom funcionamento do organismo.

A longo prazo, a poluição atmosférica favorece o envelhecimento prematuro e aumenta o risco de desenvolvimento de determinadas doenças. Um estudo taiwanês recente associou nomeadamente pela primeira vez a poluição do ar e o risco acrescido de cancro da cavidade oral. Estudos anteriores haviam destacado um aumento do risco do cancro do pulmão, de alergias respiratórias, doenças respiratórias e doenças cardiovasculares.

Proteger-se da poluição atmosférica constitui um verdadeiro desafio de saúde pública. Este é, de resto, reconhecido como tal pela Organização Mundial da Saúde que considera que, todos os anos, a poluição atmosférica é responsável por 1,3 milhões de mortes no mundo.

Como proteger-se da poluição atmosférica?

Em cada dia, vários milhares de litros de ar circulam nas nossas vias respiratórias. Os poluentes atmosféricos penetram profundamente no organismo e estão na origem de um fenómeno a que os cientistas chamam “stress oxidante” ou “stress oxidativo”. Espécies oxidantes hiperreativas vão-se acumulando progressivamente causando, assim, numerosos danos celulares.

Felizmente que hoje em dia é possível tirar partido de numerosos antioxidantes naturais. Trata-se de princípios ativos que se vão opor ao stress oxidante e, assim, combater os perigos da poluição do ar. Vitamina C, vitamina E, resveratrol, epigalocatequina galato (EGCg), curcumina, glutationa… a lista dos antioxidantes naturais é longa.

Para uma proteção antioxidante otimizada, nestes últimos anos, foram elaboradas fórmulas específicas. Por exemplo, uma cápsula de AntiOxidant Synergy contém uma seleção dos melhores antioxidantes naturais. O suplemento alimentar ZeroPollution® foi formulado para proteger a pele contra a poluição do ar. Contém extratos de verbena, erva-cidreira, azeitona, alecrim e Sophora japonica. Todos estes extratos tem a particularidade de serem padronizados com ingredientes ativos, a fim de proporcionar a máxima eficiência.

O que fazer em caso de picos de poluição?

Mesmo que eles não forneçam uma proteção completa do organismo, alguns gestos podem contribuir para limitar a sua exposição às partículas finas. Aquando dos picos de poluição, é especialmente recomendável que se evitem esforços físicos intensos. Estes tendem a aumentar a penetração e a acumulação das partículas finas no organismo.

A poluição grassa por toda parte, quer no interior, quer no exterior. Não se deve negligenciar a renovação do ar em nenhum espaço vital: alojamento, escritório, habitáculo do automóvel… Em caso de picos de poluição, é necessário tomar algumas precauções. Antes de arejar, deve-se esperar que os limiares de partículas finas baixem. Deve-se evitar especialmente as horas durante as quais o tráfego é intenso.

Como evitar a poluição atmosférica?

A poluição atmosférica diz respeito a todos. A redução das emissões de partículas finas requer um compromisso coletivo e sustentado.

Eis algumas soluções que ajudam a evitar a poluição atmosférica:

  • privilegiar a marcha a pé, a bicicleta ou a trotinete sempre que possível;
  • preferir os transportes públicos ou a partilha do automóvel nas grandes distâncias;
  • adotar uma condução suave aquando das deslocações em automóvel;
  • não negligenciar a manutenção do seu veículo;
  • limitar o aquecimento de espaços vitais no inverno;
  • reduzir a quantidade de resíduos destinados à incineração, fonte de poluição atmosférica;
  • optar por produtos reciclados;
  • etc.
x
secure

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
Continuar as minhas compras