INNOVATION AND EXCELLENCE SINCE 1992
Blog
  >  
Os meus conselhos
  >  
Suplementos alimentares de zinco: tudo o que deve saber!
Os meus conselhos

Suplementos alimentares de zinco: tudo o que deve saber!

2018-11-26
Os suplementos alimentares de zinco são, por norma, menos conhecidos do que os suplementos de ferro, magnésio, cálcio ou potássio. No entanto, todos estes oligoelementos fazem parte da mesma família e contribuem para o bom funcionamento do organismo.

O que é o zinco? Para que serve?

O zinco é um oligoelemento essencial com várias centenas de reações que ocorrem dentro do organismo. É tão necessário para a defesa deste como para a preservação dos ossos, dos cabelos, das unhas, da pele, da visão ou das funções intelectuais. Contribui também para uma fertilidade e uma reprodução normais.

Quais são as necessidades do organismo?

Apesar de sua importância, o zinco não é armazenado pelo organismo. A ingestão diária é, por conseguinte, essencial através da alimentação e, se necessário, através de suplementos alimentares de zinco. As necessidades podem variar segundo vários parâmetros, como o sexo, a idade, o peso ou o teor de fitatos dos alimentos. Os fitatos são compostos presentes em determinados vegetais que possuem as desvantagens de impedir a absorção do zinco. Em 2014, a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) estabeleceu valores de referência relativos às necessidades nutricionais médias de zinco:

  • entre 7,5 e 11 mg/dia para homens com mais de 18 anos;
  • entre 6,2 e 8,9 mg/dia para mulheres com mais de 18 anos;
  • Nota: Os aportes diários recomendados (ADR) podem variar consoante o país e os hábitos de consumo.

    Quais são os riscos de uma carência de zinco?

    Este oligoelemento não deve faltar, correndo o risco de ter uma repercussão negativa sobre numerosas funções fisiológicas. Fadiga, distúrbios da visão, infeções repetidas, problemas de pele (secura cutânea, borbulhas de acne difíceis de cicatrizar, etc.), unhas quebradiças e queda de cabelo são alguns dos sintomas da falta de zinco. Uma carência de zinco pode também afetar a fertilidade, com, nomeadamente, a produção de esperma alterada no homem.

    Quem é afetado?

    Cada pessoa requer uma ingestão diária de zinco. Alguns estudos consideram que essa ingestão diária é insuficiente num terço da população mundial. A falta de zinco pode ter várias explicações. Uma ingestão diária insuficiente pode ser verificada, designadamente nos vegetarianos e veganos, porque o zinco é particularmente fornecido pela carne e pelos crustáceos. As necessidades de zinco podem ser mais importantes e difíceis de satisfazer em certos períodos da vida. É, por exemplo, o caso durante a gravidez, para assegurar o bom desenvolvimento do bebé. Por último, a absorção intestinal dos nutrientes pode ser afetada por certos fatores. As pessoas idosas, as pessoas que sofrem de perturbações intestinais e as que são alcoólicas são, nomeadamente, mais suscetíveis que outras de apresentar um défice de zinco.

    Quais são os benefícios de uma cura de zinco?

    Numerosos estudos científicos apoiam o interesse de uma cura de zinco. Após a análise dos diferentes resultados, as autoridades de saúde reconheceram, aliás, um grande número de alegações de saúde para os suplementos de zinco. Estes suplementos podem contribuir para as seguintes funções e benefícios:

    • síntese das proteínas;
    • síntese normal de ADN;
    • divisão celular;
    • metabolismo normal dos alimentos, dos hidratos de carbono e dos ácidos gordos;
    • metabolismo normal da vitamina A;
    • metabolismo ácido-base normal;
    • funções intelectuais normais;
    • fertilidade e reprodução normais;
    • preservação óssea;
    • preservação dos cabelos, das unhas e da pele;
    • preservação de níveis normais de testosterona no sangue;
    • visão normal;
    • funcionamento normal do sistema imunitário;
    • proteção das células contra os radicais livres.

    Que suplemento alimentar de zinco escolher?

    Existem duas opções: apostar numa forma altamente biodisponível, como o orotato de zinco, ou em combinações otimizadas, como a fórmula MultiMineral Complex. Os suplementos alimentares de zinco são atualmente utilizados para prevenir ou suprir uma carência, mas também para tirar partido dos numerosos benefícios deste oligoelemento. Imunidade, defesa antioxidante, visão, pele saudável… para além das asserções relativas à saúde mencionadas anteriormente, as pesquisas mais recentes sugerem que uma suplementação de zinco pode também contribuir para combater a degenerescência macular relacionada com a idade (DMRI), tratar as constipações ou combater a diarreia.

    Se gostou, partilhe
    Descubra também
    Regresso do frio: alerta de prevenção!
    2018-11-29
    À medida que a estação de inverno avança e que as temperaturas descem, os profissionais de saúde apelam a uma maior prevenção contra as infeções. Porque é que o risco de infeção aumenta durante o inverno? Como proteger-se? Dizemos-lhe tudo o que precisa de saber para não ficar doente neste inverno.
    Os meus conselhosLer artigo
    Cinco conselhos para preservar a memória
    2018-11-12
    Os estudos são unânimes: o declínio cerebral não deve ser encarado como uma fatalidade! É possível agir para proteger, reforçar e estimular as funções cognitivas. Conheça os nossos cinco conselhos para preservar a memória.
    Os meus conselhosLer artigo
    Fadiga crónica: o que fazer?
    2018-10-19
    Hoje em dia, os peritos da SuperSmart interessam-se pela fadiga crónica. Ainda mal compreendido e pouco reconhecido, este fenómeno não deve ser visto como uma fatalidade. Pelo contrário, tratar a fadiga crónica consiste, hoje, sobretudo em aceitar lutar! É preciso identificar as causas possíveis e eliminá-las uma a uma!
    Os meus conselhosLer artigo
    Dentro do mesmo tema
    close

    Gratuito

    Obrigado pela sua visita; antes de partir

    INSCREVA-SE NO
    Club SuperSmart
    E beneficie
    de vantagens exclusivas:
    • Um desconto permanente de 5% em todas as suas compras
    • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
    • Promoções exclusivas para membros do clube
    Continuar as minhas compras
    keyboard_arrow_up