0
pt
US
WSM
215769699
O seu carrinho está vazio.
Menu

5 boas razões para consumir curcuma

Esta especiaria, muito presente na cozinha indiana, continua a desvendar os seus benefícios. Anti-inflamatória, anti cancro, anti náuseas… a curcuma é a especiaria da saúde por excelência. Eis 5 boas razões para a incluir no menu:

1/ A curcuma combate o envelhecimento

A curcuma (também denominada açafrão das Índias) encerra mais do que uma vantagem para a saúde, mas uma das mais indiscutíveis é a sua riqueza em antioxidantes. Um estudo realizado nos Estados Unidos em 2006 colocou a curcuma em 5ª posição na lista dos alimentos mais ricos em antioxidantes, num painel de mais de 1000 alimentos. Estes antioxidantes (flavonóides e polifenóis principalmente) têm potentes efeitos e combatem nomeadamente os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

2/ A curcuma poderia prevenir determinados tipos de cancro

Esta propriedade da curcuma interessa há vários anos a comunidade científica. E com razão. É a curcumina, o polifenol mais importante contido na curcuma, que se poderia revelar uma arma anti cancro tremenda. Foram realizados inúmeros estudos, e os resultados são impressionantes, nomeadamente na prevenção de determinados cancros (pâncreas, mama, cólon, próstata…). Único atenuante… estes resultados foram obtidos em ratos. Os estudos no ser humano ainda não são suficientemente avançados para que possamos tirar conclusões absolutas, mas as pistas são promissoras e a curcuma poderia ser uma especiaria anti cancro de referência.

3/ A curcuma trata os problemas digestivos

A curcuma é aliás utilizada há milhares de anos na medicina chinesa e ayurvédica pelas suas virtudes na dispepsia (problemas digestivos). A eficácia da curcuma nas “digestões difíceis com hiperacidez e flatulências” é também reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo um estudo, tomar 250 mg de curcuma 4 vezes por dia aliviaria os problemas digestivos. A curcuma é além disso preconizada em caso de náuseas e vómitos, sensação de inchaço, sensação de peso e perda de apetite.

4/ A curcuma é anti-inflamatória

É também a curcumina que confere à curcuma fortes propriedades anti-inflamatórias. Por isso ela é a aliada das articulações pois previne e alivia as dores articulares e a rigidez. A curcuma é por conseguinte uma opção muito interessante em caso de artrose, de artrite ou de poliartrite reumatóide. Os desportistas, que maltratam as suas articulações, têm também todo o interesse em consumir curcuma pois um estudo chinês demonstrou um papel positivo desta especiaria no desempenho.

5/ A curcuma é fácil de consumir

Podemos muito simplesmente consumir a especiaria tal como se apresenta nas receitas (nomeadamente indianas, dado que a curcuma entra na composição do caril) e juntá-la regularmente aos pratos (molhos, pratos cozidos em lume branco, marinadas…). Compre preferencialmente rizomas frescos (especiarias finas ou asiáticas) ou pequenas quantidades de curcuma moída (para preservar todas as qualidades) e consuma-a com pimenta e um pouco de óleo para melhorar a biodisponibilidade, dado que a piperina da pimenta actua em sinergia com a curcumina. Pode também encontrar curcuma na forma de pó ou sumo. Se não gostar do sabor da curcuma (precisa de tomar entre 2 e 3 g por dia para beneficiar dos seus efeitos na saúde) os complementos alimentares propostos em fitoterapia são uma opção a considerar.

Partilhe

Comentários

Deve estar ligado à sua conta para poder deixar um comentário

Este artigo ainda não foi recomendado; seja o primeiro a dar a sua opinião

Pagamento seguro
32 anos de experiência
Satisfeito
ou reembolsado;
Envio rápido
Consulta gratuita