0
pt
US
WSM
210565093
X
× SuperSmart Informar-se por pergunta de saúde Artigos novos Artigos populares
Visitar a nossa loja A minha conta Smart Prescription Blog Programa de fidelização Idioma: Português
Glicémia e Colesterol Listas

O top 10 dos alimentos anticolesterol

Para controlar, prevenir ou reduzir o mau colesterol, selecionámos o best off dos alimentos a incluir nas ementas o mais regularmente possível.
Rédaction Supersmart.
2016-09-01Comentários (0)

1/Sardinha

Porquê? A sardinha contém uma grande quantidade de ómega 3, ácidos essenciais. que protegem as artérias. Para combater o colesterol, recomenda-se o consumo de peixes gordos (sardinha, cavala…) 3 vezes por semana.

Como? Fresca, a sardinha é cozinhada inteira e consumida grelhada. Em filetes, pode pô-la a marinar em sumo de limão e um pouco de azeite com algumas cebolas cortadas às rodelas. Em conserva, é ideal para decorar saladas.

2/Nozes

Porquê? As nozes possuem a combinação ideal de gorduras saudáveis, fibras e fitoesteróis, esteróis vegetais que já deram provas da sua eficácia na regulação do colesterol.

Como? Trituradas em saladas ou moídas nos bolos.

3/Maçã

Porquê? A maçã, um potente alimento anticolesterol, contém uma grande quantidade de antioxidantes, que protegem o sistema cardiovascular, mas também pectina, que possui a particularidade de impedir a absorção das gorduras. Para beneficiar das suas vantagens, coma 2 a 3 peças por dia.

Como? Consuma -a de preferência crua e com a casca. Pode também cortá-la em cubos e juntá-la a iogurtes, saladas e cereais.

4/Aveia

Porquê? 80% das fibras da aveia são constituídas por betaglucanos, que têm a particularidade de reduzir o colesterol sanguíneo.

Como? O farelo de aveia, particularmente rico em betaglucanos, pode ser irritante para os intestinos, consuma-a, pois, em pequenas quantidades (nunca mais de 3 colheres de sopa por dia). Os flocos de aveia, mesmo integrais, são mais bem tolerados.

5/Abacate

Porquê? Segundo um recente estudo americano, consumir um abacate por dia permite diminuir a taxa de colesterol sanguíneo, graças, nomeadamente, à presença de ácido oleico no alimento.

Como? De preferência ao natural (sem molho vinagrete nem maionese), sozinho ou em saladas. Uma exceção, contudo, para o guacamole, que se come geralmente com batatas fritas.

6/Gão-de-bico

Porquê? O grão-de-bico é muito interessante devido ao seu teor em fibras solúveis, que diminuem a absorção do mau colesterol (LDL).

Como? Se o comprar seco, ponha-o de molho durante 24 horas, mudando a água várias vezes antes da cozedura. Uma vez cozido, pode ser consumido frio (em saladas) ou quente (salteado, juntamente com outros legumes, por exemplo). Faça húmus, reduzindo a puré o grão-de-bico com um pouco de limão e de creme de sésamo.

7/Soja

Porquê? As isoflavonas da soja, associadas aos ácidos gordos polinsaturados e às fibras protegem o sistema cardiovascular e reduzem a taxa de lípidos no sangue.

Como? Tofu, iogurte de soja, bife de soja… os produtos à base de soja são variados.

8/Sementes de linho

Porquê? Estudos mostraram que as sementes de linho (deve-se consumir 20 a 30 g por dia) podiam reduzir sensivelmente o colesterol nas pessoas com hipercolesterolemia.

Como? Salpique a gosto os seus pratos com sementes de linho moídas (cereais, iogurtes, sopas, saladas…).

9/Beringela

Porquê? A beringela é rica em fibras solúveis, nomeadamente em protopectinas, que têm a capacidade de “capturar” o colesterol. A isso, acrescenta-se um forte poder antioxidante, o que a torna uma campeã na luta contra a oxidação do colesterol, que está na origem da formação de placas nas artérias.

Como? Cozinhe-a a vapor ou estufada limitando, assim, a adição de gordura

10/Tomate

Porquê? O tomate (como a cenoura ou os legumes coloridos) contém licopeno, um potente antioxidante que permite reduzir o “mau” colesterol, segundo uma meta-análise australiana.

Como? Cru, em saladas ou batido em sumos ou em sopas. Cozido, à provençal, em molho…

Se gostou, partilhe Pinterest

Comentários

Deve estar ligado à sua conta para poder deixar um comentário
Este artigo ainda não foi recomendado; seja o primeiro a dar a sua opinião
A nossa seleção de artigos
Virtudes da moringa
Moringa – as 4 virtudes da “Árvore da vida”

A Moringa oleifera ou “Árvore da vida”, é uma das plantas principais da alimentação e da farmacopeia tradicional de inúmeros países tropicais, reputada por tratar 300 doenças. Focamo-nos em 4 das suas principais virtudes.

Carga glicémica dos alimentos
Carga glicémica – quadro recapitulativo

Deseja fazer uma dieta com carga glicémica baixa? Eis um quadro que indica o índice glicémico e a carga glicémica de alimentos comuns, por ordem alfabética.

Triglicéridos na circulação sanguínea
Trigliceridemia elevada – que fazer?

Ter um nível elevado de triglicéridos pode ser perigoso para a saúde. Felizmente, existem soluções para o fazer baixar drasticamente. Eis tudo o que é preciso saber.

Berberis vulgaris ou espinheiro-vinhedo rica em berberina
A berberina - um ativador eficaz e potente da AMPK

A berberina faz parte das substâncias mais disputadas nos Estados Unidos. Pouco conhecida do grande público ocidental, está prestes a tornar-se a nova arma antienvelhecimento e antidiabetes pois – ao melhorar a sensibilidade à insulina e ao facilitar o transporte da glicose nas células – permite ao organismo utilizar melhor tanto a glicose como a insulina e assim baixar a glicémia com tanta eficácia como os medicamentos tipicamente prescritos.

Diversos alimentos com índice glicémico baixo
Alimentos com índice glicémico baixo – quais são? Porquê ingeri-los?

Além das pessoas diabéticas e/ou obesas, toda a gente tem interesse em conhecer os alimentos com índice glicémico baixo. Descubra quais são os alimentos com IG baixo.

Mulher com insulinorresistência
Insulinorresistência – definição, sintomas e tratamentos naturais

A insulinorresistência é um mal silencioso que pode ter complicações graves. Descubra como a identificar.

Estes produtos devem interessar-lhe

© 1997-2024 Supersmart.com® - Reservados todos os direitos de reprodução
© 1997-2024 Supersmart.com®
Reservados todos os direitos de reprodução
Nortonx
secure
Warning
ok