0
pt
US
WSM
215777452
O seu carrinho está vazio.
Menu

10 boas razões para tomar rhodiola

Conhece a rhodiola? Essa agradável planta amarela esconde tesouros de benefícios. Anti-stress e antifadiga, é a aliada perfeita do bem-estar.

1/ A rhodiola é um produto 100% natural

A rhodiola (ou Rhodiola rosea) é uma planta que cresce nas regiões frias (Sibéria, Escandinávia...) cujo rizoma (raiz) é utilizado para fins terapêuticos desde há milénios nos países em que se desenvolve.

2/ A rhodiola combate eficazmente o stress

A rhodiola diminui a taxa de cortisol (uma hormona segregada em caso de stress) edesenvolve as capacidades de resistência do organismo ao stress, controlando ao mesmo tempo o equilíbrio do sistema nervoso. É, aliás, recomendada em caso de ansiedade e/ou depressão ligeira.

3/ A rhodiola é fácil de tomar

O mais simples? As cápsulas ou ampolas, muito utilizadas em fitoterapia, têm a vantagem de serem perfeitamente doseadas, facilitando as curas e as tomas. Se preferir, também pode consumir a rhodiola sob a forma de tisana. Que dosagem? Recomenda-se, em geral, 100 a 300 mg duas vezes por dia, de preferência antes das refeições (pequeno-almoço e almoço) durante 8 dias. Em seguida, deve ser efetuada uma pausa (1 semana) antes de, eventualmente, repetir o tratamento.

4/ A rhodiola não tem efeitos secundários

Desde que se respeite, evidentemente, a posologia indicada. Em caso de sobredosagem ou de má utilização, a rhodiola, tal como todas as plantas dotadas de princípios ativos, pode provocar efeitos deletérios (agitação, nomeadamente). Em contrapartida, é contraindicada para mulheres grávidas ou em aleitamento e para as crianças. Não deve ser utilizada simultaneamente com certos medicamentos e coabita mal com os excitantes.

5/ A rhodiola combate a fadiga

É, de resto, uma das suas virtudes cientificamente comprovadas mais conhecidas. É também amplamente utilizada por atletas porque é estimulante, permite recuperar do cansaço e ajuda o corpo a adaptar-se ao esforço.

6/ A rhodiola é antioxidante

Quer dizer quecombate eficazmente o envelhecimento celular e o stress oxidativo. A rohodiola possui, efetivamente, flavonoides e compostos potentes (principalmente rosavina) que lhe conferem propriedades terapêuticas e antioxidantes particularmente interessantes.

7/ A rhodiola provou a sua eficácia

Numerosos estudos destacaram as propriedades medicinais da rhodiola , particularmente em países onde é tradicionalmente usada em fitoterapia (Escandinávia e Rússia, em particular). Esta planta foi durante muito tempo ignorada no ocidente, contudo, desde o fim dos anos 60, equipas de investigadores dos quatro cantos do mundo interessaram-se pelas virtudes da rhodiola e validaram os resultados do passado.

8/ A rhodiola pode melhorar o sono

Atuando globalmente sobre o stress, que é um perturbador hormonal que promove os distúrbios do sono e as insónias, a rhodiola pode melhorar o bem estar e contribuir para a redução dos distúrbios do sono. Atenção, no entanto, tendo em conta que a rhodiola é estimulante, não se deve tomar à noite.

9/ A rhodiola é uma planta adaptógena

Quer dizer que aumenta a resistência do organismo às agressões de todos os tipos(e, portanto, a todas as formas de stress), químicas, biológicas ou físicas. Regula e melhora as funções do organismo sem o perturbar.

10/ A rhodiola melhora as capacidades cognitivas

Nomeadamente em situação de stress e de fadiga. Foi o que revelaram diferentes estudos efetuados em estudantes ou médicos sobrecarregados de trabalho. Neles, a ingestão de rhodiola melhorou significativamente a capacidade de concentração e o desempenho intelectual, minimizando a fadiga e o stress. Uma cura de rhodiola é, por conseguinte, interessante em período de exames ou sobrecarga de trabalho.

Palavras-chave

Partilhe

Comentários

Deve estar ligado à sua conta para poder deixar um comentário

Este artigo ainda não foi recomendado; seja o primeiro a dar a sua opinião

Pagamento seguro
32 anos de experiência
Satisfeito
ou reembolsado;
Envio rápido
Consulta gratuita