0
pt
US
WSM
217076546
O seu carrinho está vazio.
Menu

Vitamina E: 10 boas razões para se reabastecer!

A vitamina E é bem menos importante que as suas colegas C ou A? Erro! Tem-se todo o interesse em cuidar dos aportes em vitamina E. Porquê? Eis 10 boas razões.

A vitamina E estimula o sistema imunitário

A vitamina E, que é armazenada no tecido adiposo, combate o stress oxidativo e protege as células dos ataques dos radicais livres. Desempenha, nomeadamente, um papel importante preservando as membranas celulares da destruição (fala-se de peroxidação lipídica). Permite assim ao sistema imunitário ser mais eficiente e responder melhor em caso de “ataque”. A vitamina E atua também como proteção das doenças infeciosas.

A Vitamina E torna a pele bonita!

Não é por acaso que a vitamina E está presente em numerosos cremes de cosmética (sob a designação de “tocoferóis”). Em uso externo (creme comercial ou máscara feita em casa à base de abacate, por exemplo) ou uso interno, a vitamina E é um trunfo de beleza inegável, pois contribui para a elasticidade e flexibilidade da pele. A vitamina E protege contra as agressões externas graças às suas propriedades anti-inflamatórias.

Encontra-se facilmente a vitamina E na alimentação

Inútil obrigar-se a um regime alimentar complicado para satisfazer as suas necessidades de vitamina E. Aliás, as carências são raras. Encontra-se vitamina E em grande quantidade nos frutos de casca rija (avelãs, amêndoas, nozes…), nos óleos (germe de trigo, azeitona, girassol…), no abacate, nos peixes gordos e até em certos frutos e legumes. Como as necessidades de vitamina E de um adulto se situam em cerca de 12 mg/dia e que uma colher de sopa de azeite fornece 6 mg, basta adotar uma alimentação variada e equilibrada (sem, evidentemente, negligenciar os alimentos ricos em vitamina E) para satisfazer as suas necessidades.

A vitamina E é antioxidante

A vitamina E que, na verdade, agrupa 4 formas de tocoferóis (alfatocoferol, betatocoferol, gamatocoferol e deltatocoferol) e 4 formas de tocotrienóis, atua como um potente antioxidante reduzindo os efeitos deletérios dos radicais livres. Se optar por uma suplementação de vitamina E, deve selecionar bem um produto que contenha vitamina E natural, cuja biodisponibilidade é duas vezes superior à vitamina E sintética. Por fim, o efeito antioxidante da vitamina E é muito interessante quando associado ao da vitamina C.

A vitamina E protege o sistema cardiovascular

A ação da vitamina E é particularmente interessante ao nível do sistema cardiovascular. Ela luta contra a oxidação dos LDL, lipoproteínas de baixa densidade (low density lipoprotein), oxidação que tem como consequência a obstrução das artérias. A vitamina E protege, assim, o sistema cardiovascular do aparecimento daaterosclerose. Além disso, é útil a este nível pelas suas propriedades anti-inflamatórias e vasodilatadoras.

A vitamina E é um antirrugas natural

A vitamina E, além de proteger as células daepiderme contra as agressões externas e contribuir para a elasticidade da pele, age como um antirrugas natural. Como? Estimulando a renovação celular (como se fosse um exfoliante) e nutrindo a pele em profundidade. Ora, quanto mais seca estiver a pele, mais sujeita está ao efeito das agressões externas (menos proteção) e quanto mais sensível for ao envelhecimento mais acentuadas são as rugas.

A vitamina E alivia as dores das articulações

A vitamina E (associada obrigatoriamente à vitamina C) protege as articulações da degenerescência celular ativando, designadamente, a produção de colagénio e de glicosaminoglicanos que compõem a cartilagem. A Vitamina E pode ser usada como prevenção para manter as articulações saudáveis, mas também já demonstrou as suas capacidades em limitar as dores em caso deartrose declarada.

A vitamina E limita a acne

Um estudo publicado na revista Acta Derm Venereologicarevelou, com efeito, que as pessoas sujeitas à acne tinham globalmente taxas sanguíneasde selénio menos elevadas do que as que não sofriam deste problema. Ora, uma suplementação de selénio e vitamina E demonstrou, neste mesmo estudo, uma melhoria dos sintomas da acne. Por outro lado, um óleo rico em vitamina E aplicado na pele melhora o aspeto das cicatrizes da acne.

A vitamina E previne alguns tipos de cancro e a doença de Alzheimer

Vários estudos destacaram as capacidades da vitamina E em prevenir a doença de Alzheimer e determinados cancros, nomeadamente o cancro da próstata ou do cólon. Como? Graças, nomeadamente, ao seu poder antioxidante e ao seu papel de proteção que limita a degenerescência das células. O estudo SU-VI-MAX, uma referência em França, demonstrou, assim, uma redução de 30% na incidência de cancro entre os homens que tomavam suplementos de antioxidantes (incluindo a vitamina E). Em contrapartida, o efeito é o oposto em caso de consumo excessivo de vitamina E. Os peritos concordam em dizer que 400 UI por dia é a dose máxima para beneficiar dos seus efeitos positivos.

A vitamina E é útil para os cabelos

A vitamina E luta contra a desidratação do couro cabeludo, ativa a circulação sanguínea e regenera o cabelo e o folículo. Contribui, assim, para a boa saúde do cabelo, tornando-o brilhante, flexível e menos quebradiço.

Partilhe

Comentários

Deve estar ligado à sua conta para poder deixar um comentário

Este artigo ainda não foi recomendado; seja o primeiro a dar a sua opinião

Pagamento seguro
32 anos de experiência
Satisfeito
ou reembolsado;
Envio rápido
Consulta gratuita