0
pt
US
1 máscara gratuita por cada encomenda; 1 pack "máscara + frasco de álcool-gel" grátis por cada encomenda de valor igual ou superior a 120€
X
× SuperSmart Informar-se por pergunta de saúde Artigos novos Artigos populares Visitar a nossa loja A minha conta Smart Prescription Blog Programa de fidelização Idioma: Português
Cuidado das articulações, dos ossos e dos músculos Listas

10 conselhos a seguir para diminuir as dores articulares

As dores articulares são comuns e podem tornar-se muito penosas – descubra 10 soluções para as aliviar de forma natural.
fotografia de um homem com artrose
As dores articulares podem tornar o quotidiano muito penoso…
Rédaction Supersmart.
2019-11-28Comentários (0)

Contrariamente ao que se pensa, as dores nas articulações podem surgir em qualquer idade e ter consequências incómodas na vida quotidiana. Se sente dor quando solicita as suas articulações, está na altura de implementar alguns conselhos para as aliviar.

Reforçar as suas defesas naturais com SAMe

A SAMe (S-adenosil-metionina) é um aminoácido que encontramos naturalmente em todas as células do organismo humano. Encontramo-la nos alimentos ricos em proteínas, como a carne e o peixe. Um grupo de investigadores mostrou que a SAMe podia ser muito eficaz para reduzir as dores e a rigidez das articulações (1).

Na prática: recomenda-se uma dose diária de 1200 miligramas de SAMe para tirar partido dos seus benefícios (ou seja, 3 cápsulas por dia de SAM-e 400mg). Encontramo-la muitas vezes na forma de cápsula enterossolúvel, o que possibilita uma melhor libertação nos intestinos e um menor risco de náuseas.

Agir a longo prazo com o hidrolizado de colagénio

O colagénio é uma proteína essencial para o funcionamento do organismo; assegura a elasticidade e a coesão dos tecidos. A toma de um suplemento de colagénio durante 6 meses, numa forma específica (hidrolizado), possibilita uma redução significativa das dores e da rigidez articular (2). Um estudo mostrou também que a toma de colagénio protegia as cartilagens dos joelhos de pacientes com artrose (3). O colagénio evidencia, portanto, benefícios a longo prazo e com pouco efeitos secundários constatados.

Na prática: uma dose de 10 a 12 gramas de hidrolizado de colagénio (idealmente do tipo 2) por dia deve poder assegurar efeitos benéficos nas articulações dolorosas.

Atacar a dor com MSM

O MSM (ou metilsulfonilmetano) é um composto de enxofre que encontramos em pequena quantidade em alguns alimentos como o leite, os ovos ou as couves, que preserva as funções imunitárias do organismo e tem uma ação protetora dos tecidos, como as cartilagens e os tendões. Propriedades que lhe permitem reduzir significativamente as dores articulares, nomeadamente no joelho, e melhorar a amplitude das flexões (4).

Na prática: a dosagem diária recomendada é de cerca de 6 a 8 gramas de MSM.

Proteger as cartilagens com o gengibre

O Zingiber Officinalis, além dos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios que lhe são reconhecidos, demonstrou ter efeitos protetores relativamente às cartilagens, mas também contribuir para uma ligeira diminuição das dores articulares e das consequências desagradáveis na via quotidiana (5).

Na prática: Os extratos de gengibre normalizados em gingeróis exercem os melhores efeitos benéficos.

Reduzir a inflamação com a canela

O talento da canela para salientar uma sobremesa à base de maçãs é bem conhecido, mas esquecemos frequentemente as suas fortes propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir o inchaço das articulações e a dor que a acompanha (6).

Na prática: 2 gramas de canela em pó por dia têm um efeito anti-inflamatório significativo ao nível das articulações.

Melhorar as suas capacidades físicas com a boswellia

A resina de Boswellia Serrata é utilizada tradicionalmente na farmacopeia indo-chinesa para o tratamento das articulações dolorosas e do reumatismo em geral. A boswellia retira a sua eficácia das propriedades anti-inflamatórias dos seus ácidos boswelicos. Um grupo de investigadores demonstrou as virtudes da resina de boswellia e dos respetivos ácidos na redução da dor em pessoas que sofrem de artrose do joelho, bem como uma melhoria dos desempenhos atléticos nessas pessoas (7).

Na prática: para que a toma de suplemento de boswellia seja eficaz, é indispensável uma quantidade significativa de ácido boswelico (nomeadamente AKBA, um ácido particularmente ativo), como é o caso no nosso complemento Super Boswellia. Por outro lado, os complementos alimentares de boswellia são mais bem absorvidos quando são tomados juntamente com uma refeição rica em lípidos.

Beneficiar das virtudes adaptogénicas do ashwagandha

A Withania Somnifera é uma planta conhecida pelas suas propriedades adaptogénicas; adapta-se a todo o tipo de stress e reage em conformidade. O ashwaganda e seus preciosos vitanolídeos permitem reduzir a inflamação e a dor das articulações e proteger a cartilagem. Os princípios activos desta planta são, além disso, particularmente bem tolerados pelo organismo (8).

Na prática: 300 a 600 gramas de extrato de ashwaganda são benéficos para a saúde das articulações. Convém escolher extratos que contenham, no mínimo, 1,5% de vitanolídeos (ou 6 miligramas de vitanolídeos por dia).

Usufruir dos efeitos anti-inflamatórios da casca de pinheiro marítimo

A casca de pinheiro marítimo contém flavonóides com fortes efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios; as dores e a rigidez diminuem e as capacidades físicas melhoram. O extrato de casca de pinheiro marítimo poderia permitir diminuir a dose e a frequência dos tratamentos anti-inflamatórios administrados para as dores causadas pela artrose (9).

Na prática: a dose diária recomendada é de 150 gramas de extrato de casca de pinheiro, em três tomas.

Aliviar as articulações com uma alimentação equilibrada

O excesso de peso é uma das principais causas de dores nas articulações, devido à pressão mecânica demasiado elevada exercida sobre elas. Por outro lado, o excesso de peso provoca também inflamações excessivas no organismo, o que deteriora as cartilagens. Se sofre de excesso de peso ou de obesidade, adotar uma alimentação equilibrada pode permitir perder peso e aliviar a pressão exercida nas suas articulações.

Na prática: uma alimentação equilibrada no quotidiano resume-se a grandes princípios simples, tais como: comer de tudo, consoante a fome, com moderação. Em caso de artrose, é especialmente aconselhado consumir alimentos ricos em fibras: legumes, frutas e leguminosas.

Reforçar o seu capital articular com atividade física regular

Tonificar os músculos que suportam as articulações permite protegê-las ainda mais e prevenir o aparecimento da artrose. Quando já se sofre de artrose, a atividade física permite limitar a imobilização das articulações e pode levar a uma perda de peso benéfica para a saúde.

Na prática: praticar uma atividade física de endurance e sem impacto permite ao organismo beneficiar plenamente dos seus benefícios. Atenção! Uma prática desportiva demasiado intensa pode também fragilizar as articulações.

Uma boa higiene de vida é indispensável para uma saúde das articulações. Em caso de dores, algumas medidas simples a aplicar podem ajudar a fazer-lhes face. Contudo, se os sintomas persistirem, não hesite em consulta o seu médico. Se desejar optar por um complemento de largo espectro, contendo vários dos ingredientes citados neste artigo, recomendamos-lhe sem qualquer dúvida o nosso Pack Articulação.

Referências

  1. Kim J, Lee EY, Koh EM, Cha HS, Yoo B, Lee CK, Lee YJ, Ryu H, Lee KH, Song YW : Comparative clinical trial of S-adenosylmethionine versus nabumetone for the treatment of knee osteoarthritis: an 8-week, multicenter, randomized, double-blind, double-dummy, Phase IV study in Korean patients. Clin Ther. 2009, Vol. 31(12), pp 2860-72.
  2. Bruyère O, Zegels B, Leonori L, Rabenda V, Janssen A, Bourges C, Reginster JY : Effect of collagen hydrolysate in articular pain: a 6-month randomized, double-blind, placebo controlled study. Complement Ther Med. 2012, Vol. 20(3), pp 124-30.
  3. McAlindon TE, Nuite M, Krishnan N, Ruthazer R, Price LL, Burstein D, Griffith J, Flechsenhar K : Change in knee osteoarthritis cartilage detected by delayed gadolinium enhanced magnetic resonance imaging following treatment with collagen hydrolysate: a pilot randomized controlled trial. Osteoarthritis Cartilage. 2011, Vol. 19(4), pp 399-405.
  4. Kim LS, Axelrod LJ, Howard P, Buratovich N, Waters RF : Efficacy of methylsulfonylmethane (MSM) in osteoarthritis pain of the knee: a pilot clinical trial. Osteoarthritis Cartilage. 2006, Vol. 14(3), pp 286-94.
  5. Bartels EM, Folmer VN, Bliddal H, Altman RD, Juhl C, Tarp S, Zhang W, Christensen R : Efficacy and safety of ginger in osteoarthritis patients: a meta-analysis of randomized placebo-controlled trials. Osteoarthritis Cartilage. 2015, Vol. 23(1), pp 13-21.
  6. Farideh Shishehbor, Mahnaz Rezaeyan Safar, Elham Rajaei & Mohammad Hosein Haghighizadeh : Cinnamon Consumption Improves Clinical Symptoms and Inflammatory Markers in Women With Rheumatoid Arthritis. Journal of the American College of Nutrition. 2018, Vol. 37(8), pp 685-690. 
  7. Majeed M, Majeed S, Narayanan NK, Nagabhushanam K : A pilot, randomized, double-blind, placebo-controlled trial to assess the safety and efficacy of a novel Boswellia serrata extract in the management of osteoarthritis of the knee. Phytother Res. 2019, Vol. 33(5), pp 1457-1468.
  8. Ramakanth GS, Uday Kumar C, Kishan PV, Usharani P : A randomized, double blind placebo controlled study of efficacy and tolerability of Withaina somnifera extracts in knee joint pain. J Ayurveda Integr Med. 2016, Vol. 7(3), pp 151–157.
  9. Cisár P, Jány R, Waczulíková I, Sumegová K, Muchová J, Vojtassák J, Duraćková Z, Lisý M, Rohdewald P : Effect of pine bark extract (Pycnogenol) on symptoms of knee osteoarthritis. Phytother Res. 2008, Vol. 22(8), pp 1087-92.
Se gostou, partilhe Pinterest

Comentários

Deve estar ligado à sua conta para poder deixar um comentário
Este artigo ainda não foi recomendado; seja o primeiro a dar a sua opinião
A nossa seleção de artigos
Fotografia de um exame de radiologia dos ossos
10 medidas eficazes e duradouras para reforçar os seus ossos

Como preservar o seu capital ósseo? Como limitar os efeitos da idade nos ossos? Os nossos conselhos para cuidar do seu esqueleto a longo prazo.

Défice de vitamina D: sintomas e soluções

Quase metade da população mundial pode estar com falta de vitamina D! Os especialistas da SuperSmart elaboraram esta atualização, resumindo tudo o que necessita de saber sobre esta importante vitamina: os seus papéis no organismo, o seu significado, os riscos de níveis inadequados, como prevenir e tratar a deficiência…

Ideias preconcebidas sobre a artrose: saiba o que é verdadeiro e o que é falso falso!

A artrose é uma doença articular muito comum. Mas será que sabe realmente tudo sobre esta doença crónica? Várias sondagens revelam que muitos de nós estão mal informados sobre a artrose.

Magnésio
Magnésio: Porque é que deve obrigatoriamente reabastecer-se?

Uma pessoa em cada três tem falta de magnésio. E se fosse muito mais? E se os alimentos contivessem cada vez menos? Panorâmica geral das pesquisas mais recentes sobre este precioso mineral e gestos a adotar para se reabastecer de magnésio.

Saber tudo sobre as articulações!
Saber tudo sobre as articulações!

Um em cada três Franceses sofre (ou virá a sofrer) de dores nas articulações. Como prevenir, como tratar, que gestos adotar, quais as soluções naturais? Contamos-lhe tudo.

Vitamina D: 10 coisas que deve saber!

Muito importante para a mineralização óssea, a vitamina D desempenha também um papel determinante no sistema imunitário, prevenindo numerosas doenças. Como satisfazer as suas necessidades, onde encontrá-la, quais as suas funções? Contamos-lhe tudo.

Estes produtos devem interessar-lhe

Joint Support Formula Joint Support Formula

Fórmula especialmente concebida para as articulações

47.00 €(53.04 US$)
+
Hyaluronic Acid 150 mg Hyaluronic Acid 150 mg

Ácido hialurónico de elevado peso molecular para recuperar conforto e elasticidade

21.00 €(23.70 US$)
+
MK-7 90 mcg + Vitamin D3MK-7 90 mcg + Vitamin D3

Agora em mono-dose diária! Uma forma altamente biodisponível de vitamina K2

35.00 €(39.50 US$)
+
Super Boswellia 100 mgSuper Boswellia 100 mg

Normalizado a 20% AKBA O incontornável antiálgico que melhora a flexibilidade e o conforto articular.

32.00 €(36.12 US$)
+
Muscle Relaxing FormulaMuscle Relaxing Formula

O remédio natural universal para aliviar eficazmente as dores musculares

49.00 €(55.30 US$)
+
Bone Morphogenetic ProteinsBone Morphogenetic Proteins

Cyplexinol® Para uma regeneração completa do sistema ósteo-articular

59.00 €(66.59 US$)
+
OptiMSM®OptiMSM®

Fórmula melhorada Precursor dos mucopolissacáridos (condroitina, glucosamina, ácido hialurónico)

25.00 €(28.21 US$)
+
Tendo-Fix 250 mgTendo-Fix 250 mg

Propicia a saúde e a flexibilidade dos tendões

30.00 €(33.86 US$)
+
© 1997-2020 Supersmart.com® - Reservados todos os direitos de reprodução
© 1997-2020 Supersmart.com®
Reservados todos os direitos de reprodução
Nortonx
secure
Warning
ok