0
pt
US
COVID-19: as entregas ainda estão garantidas. No entanto, os prazos de entrega poderão ser prolongados. Contacto
X
× SuperSmart Informar-se por pergunta de saúde Artigos novos Artigos populares Visitar a nossa loja A minha conta Smart Prescription Blog Programa de fidelização Idioma: Português
Stress e Estado de humor Listas

10 conselhos para fazer face ao isolamento social devido à COVID-19

Em muitos países, uma grande parte da população tem agora de ficar isolada em casa, para travar o avanço do coronavírus. Como se organizar, se manter em forma e manter um espírito positivo nesta situação?
Casal a preparar comida na sua cozinha
Estar confinado à sua casa pode ser uma oportunidade para passar tempo na cozinha.
Rédaction Supersmart.
2020-03-19Comentários (0)

Mantenha o seu ritmo de vida habitual

Para começar, o melhor é manter a mesma rotina.

Dessa forma, corre menos risco de ficar com os horários trocados. Levante-se à hora habitual, arranje-se e vista-se, cumpra os mesmos horários que no trabalho se estiver em teletrabalho e, sobretudo, continue a dormir o suficiente; lembramos que um sono de qualidade alivia o stress e a depressão (1).

Esta relativa continuidade permitir-lhe-á não perder o rumo e manter um espírito positivo.

Está em teletrabalho? Defina bem o seu espaço de teletrabalho

Atualmente, alguns ativos continuam no respetivo local de trabalho (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, empregados de padarias, supermercados e bancos, operários fabris, mecânicos…); outros estão isolados em casa sem poder exercer a sua profissão e outros ainda trabalham em regime de teletrabalho (também chamado “home office”).

Enquadra-se neste último caso? Se tem de trabalhar a partir de sua casa, assegure-se de que identifica um espaço de trabalho bem definido. Dessa forma poderá transitar mais facilmente da sua vida profissional para a sua vida privada, sem amalgamar as duas. Será mais eficaz nas tarefas que tem de cumprir e poderá ficar mais relaxado no horário de repouso.

Pratique desporto

Ponto importante: mesmo estando isolado(a), não se esqueça de se manter fisicamente ativo! O exercício físico permite melhorar a atividade antimicrobiana dos macrófagos e estimular a circulação das imunoglobulinas, dos neutrófilos e das células NK. (2)

Pode optar tanto por desporto de interior (musculação, step, bicicleta estática, halteres...) como por desporto de exterior (caminhada, corrida, bicicleta...) Consoante o país onde se encontra, ainda é geralmente autorizado praticar atividade física nos parques ou na floresta, desde que o faça sozinho(a) e respeite uma distância mínima de 1,5 metros das pessoas com que se cruzar.

De notar que determinados suplementos alimentares podem ajudar a limitar as dores musculares (L-Citrulline) ou facilitar a sua recuperação (L-Glutamine). Por outro lado, exercer atividade física irá igualmente ajudá-lo(a) a dormir melhor. (3)

Mantenha o contacto com os seus familiares e amigos em isolamento graças ao Skype, WhatsApp...

Quando estamos fechados num local, o corpo começa a somatizar e o espírito pode começar a andar em círculos. Isolados, tornamo-nos rapidamente menos racionais.

Felizmente, basta um smartphone, uma ligação à internet e uma aplicação adequada (Skype, WhatsApp, Messenger, FaceTime...) para fazer chamadas de vídeo e manter os nossos relacionamentos sociais. Graças a estas ferramentas numéricas, pode atenuar consideravelmente as dificuldades inerentes ao “distanciamento social”, manter um certo distanciamento relativamente à situação e manter-se positivo juntamente com os seus amigos ou a sua família. E sem correr o risco de contaminar ninguém! Todos estes softwares, muito populares, são totalmente gratuitos.

Além disso, as chamadas de vídeo podem ser utilizadas para consultar remotamente um profissional de saúde!

Alimente-se e hidrate-se bem

Talvez tenha de cozinhar mais do que habitualmente. Mas esta pausa de sandes e de fast-food (que talvez consuma geralmente?) pode ser benéfica! Está na altura de optar por uma alimentação variada e equilibrada. Sem contar que inúmeros nutrientes desempenham um papel crucial no reforço das defesas do seu organismo e lhe permitirão prevenir-se contra as infeções.

Como é hábito, aconselhamos, nomeadamente, aumentar os seus aportes de:

A cozinha, por outro lado, pode constituir uma atividade criativa e recreativa das mais aprazíveis! Por último, muna-se do seu cantil ou garrafa de água reutilizável e pense em beber muita água para manter o seu nível de hidratação.

Aproveite o período de isolamento para avançar na sua lista de “coisas a fazer”

Preso(a) em quarentena sem qualquer tarefa específica para realizar? Isso seria espantoso… Procure um pouco, é uma boa oportunidade para concluir todas as pequenas obrigações que foram sendo sucessivamente adiadas. Agora tem, de facto, a oportunidade:

Filmes, formações e museus online...

O isolamento, constitui também uma boa ocasião para apreciar bons filmes no conforto do seu lar ou ver em modo maratona algumas séries novas interessantes. E que diria de descobrir novas músicas ou ler (ou reler) um bom livro?

Por outro lado, o período de isolamento pode também ser uma oportunidade para aprender coisas novas. Escolha um tutorial no Youtube ou um MOOC (Massive Open Online Course, ou seja, uma formação online aberta a todos) que lhe interesse e lance-se na aprendizagem da programação informática, de uma língua estrangeira, do solfejo, da mecânica...

Se tem sede de cultura, tem também a possibilidade de visitar museus online:

A meditação ou o ioga para acalmar o stress causado pelo isolamento

Como vimos, a impossibilidade de fazer o que se deseja e a diminuição das interações humanas tem forçosamente consequências psicológicas e pode originar uma certa angústia. É natural e existem formas simples de a combater.

Inicie-se, por exemplo, na arte da meditação ou do ioga. Afaste certas ideias praticando técnicas de respiração e/ou adotando posturas benéficas para o seu corpo. (7)

Por outro lado, embora seja importante não cortar todo o contacto com o mundo... é também importante desligar de tempos a tempos os noticiários para não se deixar invadir por esta vaga de ondas negativas, que acabam por ser nefastas para o seu organismo. Foque-se de novo no seu quotidiano ou nos seus projetos futuros… e, acima de tudo, relaxe! Estes suplementos poderão ajudá-lo(a) a relaxar: AFA Extract, Gaba ou ainda Peptidea®.

Limpeza a fundo!

Lembrete importante. Não se esqueça que deve continuar a respeitar as famosas normas de higiene enunciadas desde o início da crise do vírus da COVID-19:

O facto de estar preso em casa pode também ser uma oportunidade para fazer uma limpeza a fundo. Pense em arejar regularmente as divisões e em desinfetar de tempos a tempos os puxadores das portas, as casas de banho ou o seu smartphone – um verdadeiro ninho de micróbios; tenha cuidado para não danificar o ecrã tátil.

Quanto à “limpeza a fundo” do seu organismo, opte por suplementos nutricionais especialmente dedicados ao reforço da imunidade, como:

Para os pais: como ocupar as vossas crianças pequenas durante o período de isolamento?

Tem crianças pequenas em casa e procura ocupá-las durante este período particular?

Também neste caso, aconselhamos manter um ritmo decalcado do ritmo escolar; vestir-se em vez de ficar de pijama, “escola em casa”, recreação, etc. Não se limite, contudo, a dar ordens e tente manter um espírito lúdico para que estes dias de convívio próximo prolongado não degenerem.

Como é óbvio, para os mais pequenos, é também um boa altura para:

Tem adolescentes? Tenha o cuidado de os deixar sozinhos. Nessa idade, a privação de liberdade é ainda mais difícil de viver.

Bom isolamento social a todos!

A SuperSmart aproveita também este artigo para expressar os seus pensamentos mais calorosos aos profissionais de saúde em luta, bem como a todas as pessoas que sofrem atualmente devido à COVID-19.

Referências

  1. Eugene AR, Masiak J. The Neuroprotective Aspects of Sleep. MEDtube Sci. 2015;3(1):35–40.
  2. Nieman DC, Wentz LM. Le lien incontournable entre l'activité physique et le système de défense du corps. J Sport Health Sci. 2019; 8 (3): 201-217.
  3. Watson AM. Sleep and Athletic Performance. Curr Sports Med Rep. 2017;16(6):413–418.
  4. Carr AC, Maggini S. Vitamin C and Immune Function. Nutrients. 2017;9(11):1211. Published 2017 Nov 3.
  5. Soyano A, Gómez M. Participación del hierro en la inmunidad y su relación con las infecciones [Role of iron in immunity and its relation with infections]. Arch Latinoam Nutr. 1999;49(3 Suppl 2):40S–46S.
  6. Yan F, Polk DB. Probiotics and immune health. Curr Opin Gastroenterol. 2011;27(6):496–501.
  7. Shohani M, Badfar G, Nasirkandy MP, et al. The Effect of Yoga on Stress, Anxiety, and Depression in Women. Int J Prev Med. 2018;9:21. Published 2018 Feb 21.
  8. Olamigoke L, Mansoor E, Mann V, et al. AHCC Activation and Selection of Human Lymphocytes via Genotypic and Phenotypic Changes to an Adherent Cell Type: A Possible Novel Mechanism of T Cell Activation. Evid Based Complement Alternat Med. 2015;2015:508746.
  9. Wakabayashi H, Oda H, Yamauchi K, Abe F. Lactoferrin for prevention of common viral infections. J Infect Chemother. 2014;20(11):666–671.
  10. Ma ZF, Zhang H, Teh SS, et al. Goji Berries as a Potential Natural Antioxidant Medicine: An Insight into Their Molecular Mechanisms of Action. Oxid Med Cell Longev. 2019;2019:2437397. Published 2019 Jan 9. doi:10.1155/2019/2437397.
Se gostou, partilhe

Comentários

Deve estar ligado à sua conta para poder deixar um comentário
Este artigo ainda não foi recomendado; seja o primeiro a dar a sua opinião
A nossa seleção de artigos

Estes produtos devem interessar-lhe

Gaba 750 mgGaba 750 mg

Um neurotransmissor inibitório, indispensável para lutar eficazmente contra o stress.

21.00 €(22.91 US$)
+
PharmaGABA® 125 mgPharmaGABA® 125 mg

Recuperar um sono reparador e dominar o stress de forma natural

40.00 €(43.64 US$)
+
-45%
Suntheanine® 100 mgSuntheanine® 100 mg

A forma farmacêutica e cientificamente validada da L-teanina

12.10 €22.00 €(13.20 US$)
+
Peptidea® 200 mgPeptidea® 200 mg

Alivia eficazmente a fadiga, a ansiedade e a depressão provocadas pelo stress.

29.00 €(31.64 US$)
+
5-HTP 50 mg5-HTP 50 mg

Estimula a síntese da serotonina

23.00 €(25.09 US$)
+
AFA ExtractAFA Extract

Neuroamina associada às sensações de prazer e à acuidade mental

75.00 €(81.83 US$)
+
Adrenal SupportAdrenal Support

Apoia o funcionamento das supra-renais e melhora a resposta ao stress

34.00 €(37.09 US$)
+
CBD 25 mgCBD 25 mg

Um analgésico natural e potente para eliminar as dores de forma duradoura

63.00 €(68.73 US$)
+
© 1997-2020 Supersmart.com® - Reservados todos os direitos de reprodução
© 1997-2020 Supersmart.com®
Reservados todos os direitos de reprodução
Nortonx
secure
Warning
ok