0
pl
US
X
× SuperSmart S'informer par question de santé Nouveaux articles Articles populaires Visiter notre boutique Moje konto Smart Prescription Blog Program lojalnościowy Język: Polski
Stres i forma psychiczna Dossiers

MSM: os benefícios do enxofre orgânico!

Os especialistas da SuperSmart elaboraram o seguinte guia, que contém tudo o que precisa de saber sobre o MSM: as suas características, propriedades, benefícios, usos, doses e opinião científica.
Rédaction Supersmart.
2018-05-29Komentarze (0)

O que é MSM?

Vamos começar por definir MSM: é a forma abreviada de metilsulfonilmetano, uma molécula encontrada naturalmente em muitos mamíferos e plantas. Os cientistas descrevem o MSM como um composto orgânico que contém enxofre, ou seja, uma fonte de enxofre orgânico! Como tal, oferece um enorme potencial, uma vez que o enxofre orgânico é absorvido pelo organismo e desempenha um importante papel na nossa saúde.

Qual o papel do enxofre no organismo?

O enxofre é um oligoelemento, cuja importância é frequentemente subestimada. Por vezes, até é confundido com a substância tóxica dióxido de enxofre, um gás irritante responsável por muitos dos riscos decorrentes da poluição atmosférica. Ao contrário do dióxido de enxofre, o enxofre é um composto essencial para uma saúde perfeita. Faz parte da composição de certos aminoácidos e, portanto, de muitas proteínas. Constitui um elemento-chave na estrutura da cartilagem articular e do tecido conjuntivo, como a derme. Por outras palavras, o enxofre é encontrado em todo o organismo e contribui para o bem-estar geral.

Por que deveria estar interessado nos benefícios do enxofre?

Essencial para uma saúde perfeita, o enxofre é um mineral com múltiplos benefícios. Há quem acredite que terá sido utilizado desde a Idade Média como um remédio natural para muitas doenças quotidianas. No entanto, é no campo do termalismo – o uso terapêutico de nascentes de água quente – que o enxofre demonstrou ser mais bem-sucedido. Águas ricas em enxofre, ou águas sulfurosas, têm sido usadas e consumidas por curandeiros há já muitos anos devido às suas virtudes terapêuticas. A suplementação com enxofre é particularmente recomendada como tratamento natural da artrite para aliviar dores nas articulações, como cura para infeções respiratórias, e como tratamento de certas doenças de pele, como psoríase ou rosácea.

Porquê suplementar com MSM?

As águas termais não são a única forma de obter os benefícios do enxofre. Desde os anos 90 que os suplementos de MSM estão disponíveis, como o produto patenteado OptiMSM®. Estes suplementos são o resultado de muitos anos de investigação. De facto, vale ressaltar que o MSM foi descoberto na década de 70 por investigadores de medicina veterinária, que observaram os benefícios do composto no combate a problemas inflamatórios nos músculos, ossos e articulações de vários animais. Após esta descoberta, estudos adicionais que avaliaram o potencial terapêutico do MSM em humanos demonstraram claramente que suplementos de MSM oferecem inúmeros benefícios para a nossa saúde e bem-estar.

Quais os benefícios do MSM?

Nos últimos 30 anos, diversos estudos melhoraram o nosso conhecimento sobre as propriedades do MSM. Para compreendê-las, é importante lembrar que suplementar com MSM é suplementar com enxofre orgânico. Por definição, o enxofre orgânico é biodisponível, ou seja, pode ser absorvido e utilizado pelo organismo. Uma vez ingerido, o MSM pode ser usado como uma fonte de enxofre orgânico para a produção de certos compostos-chave, incluindo dois aminoácidos naturais: a metionina e a cisteína. Estes dois aminoácidos podem ser considerados "tijolos": servem como blocos de construção de muitas proteínas no organismo. Por exemplo, a metionina e a cisteína fazem parte da composição da queratina e do colagénio. Estas duas proteínas desempenham um papel fundamental na estrutura do cabelo e das unhas, respetivamente, e ajudam a manter o tecido conjuntivo, como a derme, tendões e cartilagem articular. Por outras palavras, a suplementação com MSM oferece múltiplos benefícios em termos de um maior conforto articular, cabelo e unhas mais fortes, e pele mais saudável…

Qual o seu grau de eficácia para a artrite?

Não é por acaso que o MSM é frequentemente sugerido como tratamento para a artrite. Diversos estudos confirmaram os seus benefícios no alívio da dor artrítica nas articulações. Frequentemente verificada em pessoas com mais de 65 anos, a artrite é uma doença das articulações caracterizada pela destruição gradual da cartilagem. Várias abordagens tiveram resultados positivos no combate a este processo, incluindo a suplementação com MSM. As suas vantagens no tratamento da artrite parecem ser duplas. Por um lado, acredita-se ter uma ação anti-inflamatória que alivia a dor nas articulações. Por outro, ao fornecer enxofre orgânico, o MSM promove a produção natural de colagénio, um dos componentes essenciais da cartilagem. Por proporcionar alívio rápido e localizado nas articulações, o MSM foi incorporado em cremes, como o produto Smart joints cream.

De que forma beneficia os desportistas?

Os benefícios do MSM para as articulações não se limitam, de forma alguma, àqueles que sofrem de artrite, já que também podem ser muito úteis para desportistas, especialmente para os que gostam de correr. Para além dos seus efeitos na proteção e no conforto das articulações, foi cientificamente demonstrado que o MSM oferece vantagens na melhoria da recuperação e na redução do risco de lesões e dores musculares. Alguns cientistas sugerem que estes benefícios estão relacionados com uma possível atividade antioxidante, havendo mais estudos em curso nesta área.

Quais os benefícios para o cabelo e as unhas?

Para compreender de que forma o MSM beneficia o cabelo e as unhas, devemos lembrar-nos de que este promove a produção de queratina natural, cuja importância é agora amplamente reconhecida. A falta de queratina, principalmente devido a níveis inadequados de enxofre no organismo, pode ser responsável por cabelo frágil e unhas quebradiças. Assim, ao fornecer enxofre orgânico ao organismo, o MSM ajuda a manter o cabelo e as unhas em boas condições. Daí a sua inclusão na composição de nutricosméticos, como o Hair & Nails Formula.

Quais os seus efeitos na pele?

A indústria cosmética também se interessa há já alguns anos pelos benefícios do MSM para a pele. Estudos demonstram que este composto que contém enxofre oferece efeitos protetores ao nível da pele, que podem ajudar a combater o envelhecimento precoce das células cutâneas. Para além disso, investigadores observaram que o MSM também pode ter potencial terapêutico para certas perturbações cutâneas, como psoríase e rosácea.

MSM e alergias?

Poderá já ter ouvido falar do potencial do MSM no alívio de alergias, uma das mais recentes descobertas em relação a este composto. Cientistas demonstraram efeitos positivos no tratamento da rinite alérgica, cuja forma sazonal é frequentemente designada como febre dos fenos. Os sintomas desta reação alérgica são essencialmente nariz congestionado e espirros. Observações preliminares sugerem que a suplementação de MSM pode reduzir estes sintomas, sendo que estes resultados positivos aguardam confirmação por estudos adicionais.

MSM e tratamentos detox?

Em apenas alguns anos, o MSM tornou-se um suplemento de escolha para tratamentos detox, algo perfeitamente justificado, já que oferece diversas vantagens para uma desintoxicação profunda do organismo. Em primeiro lugar, o enxofre fornecido pelo MSM é um excelente quelante de metais pesados. Isto significa que ajuda a eliminar metais pesados, como alumínio, chumbo e mercúrio, que se acumulam no fígado. Estudos também demonstram que o MSM pode ajudar a limpar o organismo, ao melhorar a permeabilidade da membrana celular, um processo que promove a eliminação de toxinas pelas células. Assim sendo, este composto poderá ser muito útil para o seu próximo tratamento detox!

MSM: qual a opinião da comunidade científica?

Neste momento, já deverá ter-se apercebido de que o MSM é um composto de grande interesse para a comunidade científica. Atenua os sintomas da artrite, melhora a saúde do cabelo e das unhas, protege a pele, alivia alergias e contribui para tratamentos detox… Assim, os benefícios do MSM são muitos e variados, e têm sido objeto de inúmeros estudos. De acordo com a opinião científica, ainda estão por revelar todos os benefícios do MSM para a saúde. Os estudos mais recentes indicam que a suplementação poderá ter potencial anticancerígeno, benefícios na redução do ressonar e efeitos positivos no combate ao lúpus eritematoso sistémico. Novas descobertas deverão permitir aos investigadores determinar a extensão das suas propriedades.

Qual a dose indicada para tomar?

Até ao momento, não existe uma dose recomendada de MSM. Os suplementos alimentares atualmente disponíveis são geralmente oferecidos numa dosagem de 1,5g por dia, uma quantidade geralmente distribuída por duas ou três doses. No entanto, é de referir que os investigadores concluíram que dosagens entre 1 e 6g por dia produzem resultados positivos. Por vezes, o seu terapeuta pode optar por aumentar a dosagem de acordo com as suas necessidades ou aconselhá-lo a combiná-la com outros princípios ativos. No caso de artrite, poderá direcioná-lo para produtos como Joint Support Formula, que combina MSM com glucosamina, condroitina, ácido hialurónico, silício, manganésio, vitamina C e boro. Estes compostos atuam em conjunto para melhorar o conforto das articulações.

Existem contraindicações?

O MSM é bem tolerado pelo organismo, desde que siga as doses recomendadas. Como com qualquer princípio ativo, tomar mais do que a quantidade recomendada pode causar efeitos indesejáveis, como problemas gastrointestinais (náuseas, inchaço, obstipação, diarreia...), alergias, erupções cutâneas e dores de cabeça. Como precaução, os suplementos de MSM não são recomendados para crianças, mulheres grávidas ou a amamentar, pessoas com problemas renais ou que estejam a ser submetidas a quimioterapia. Em caso de dúvida, consulte um médico.

Quais os principais benefícios do MSM a reter?

Este artigo fornece uma visão geral das propriedades deste composto que contém enxofre. Aqui fica o resumo das principais áreas, nas quais os cientistas acreditam que o MSM oferece benefícios:

Bibliografia

  1. Kim YH, et al. The anti-inflammatory effects of methylsulfonylmethane on lipopolysaccharide-induced inflammatory responses in murine macrophages. Biol Pharm Bull. (2009)
  2. Magnuson BA, Appleton J, Ames GB. Pharmacokinetics and distribution of {35S}methylsulfonylmethane following oral administration to rats. J Agric Food Chem. (2007)
  3. Notarnicola A, et al. Methylsulfonylmethane and boswellic acids versus glucosamine sulfate in the treatment of knee arthritis: Randomized trial. Int J Immunopathol Pharmacol. 2016 Mar;29(1):140-6.
  4. Barrager E, et al. A multicentered, open-label trial on the safety and efficacy of methylsulfonylmethane in the treatment of seasonal allergic rhinitis. J Altern Complement Med. (2002)
  5. Berardesca E, Cameli N, et al. Combined effects of silymarin and methylsulfonylmethane in the management of rosacea: clinical and instrumental evaluation. J Cosmet Dermatol. 2008 Mar; 7(1):8-14.
  6. Usha P.R. et al. Randomised, double-blind, parallel, placebo-controlled study of oral glucosamine, methylsulfonylmethane and their combination in osteoarthritis. Clinical Drug Investigation, 2004 June, 24(6): 353-63.
  7. Jacob S.W. et al. The miracle of MSM. GB Putmann Sons, 1999.
  8. Horvath K. et al. Toxicity of methylsulfonylmethane in rats. Food Chem. Toxicol., 2002 Oct, 40(10):1459-62.
  9. Tennent DJ, et al. A randomized controlled trial evaluating methylsulfonylmethane versus placebo to prevent knee pain in military initial entry trainees. US Army Med Dep J. 2017 Oct-Dec;(3-17):21-25.
  10. Kang DY, et al. Methylsulfonylmethane Induces G1 Arrest and Mitochondrial Apoptosis in YD-38 Gingival Cancer Cells. Anticancer Res. 2017 Apr;37(4):1637-1646.
  11. Karabay AZ, et al. Methylsulfonylmethane Induces p53 Independent Apoptosis in HCT-116 Colon Cancer Cells. Int J Mol Sci. 2016 Jul 15;17(7).
  12. Butawan M, et al. Methylsulfonylmethane: Applications and Safety of a Novel Dietary Supplement. Nutrients. 2017 Mar 16;9(3).
Jeśli Ci się podoba, udostępnij Pinterest

Komentarze

Aby móc zostawić komentarz, należy zalogować się do swojego konta.
Ten artykuł nie został jeszcze skomentowany. Bądź pierwszą osobą, która go skomentuje
Our selection of articles

Products which may be of interest

Gaba 750 mgGaba 750 mg

Neuroprzekaźnik hamujący niezbędny do skutecznej walki ze stresem.

21.00 €(24.78 US$)
+
PharmaGABA® 125 mgPharmaGABA® 125 mg

A natural aid to restoring quality sleep and managing stress

40.00 €(47.21 US$)
+
Suntheanine® 100 mgSuntheanine® 100 mg

Farmaceutyczna postać L-teaniny o działaniu potwierdzonym badaniami naukowymi

22.00 €(25.96 US$)
+
Peptidea® 200 mgPeptidea® 200 mg

Effective relief for stress-related fatigue, anxiety and depression.

29.00 €(34.22 US$)
+
5-HTP 50 mg5-HTP 50 mg

Naturalny antydepresant (5-HTP)

23.00 €(27.14 US$)
+
AFA ExtractAFA Extract

Neuroamina kojarzona z odczuwaniem przyjemności oraz ostrością umysłu

75.00 €(88.51 US$)
+
Adrenal SupportAdrenal Support

Supports adrenal function and improves the body's response to stress

34.00 €(40.12 US$)
+
CBD 25 mgCBD 25 mg

Natural, powerful analgesic for long-lasting pain relief

63.00 €(74.35 US$)
+
© 1997-2020 Supersmart.com® - Wszelkie prawa do powielania zastrzeżone
© 1997-2020 Supersmart.com®
Wszelkie prawa do powielania zastrzeżone
Nortonx
secure
Warning
ok